Início>Cuidados com a saúde>Produtos para Saúde, Qualidade de Vida>Como colocar bolsa de colostomia: aprenda o passo a passo agora!

Como colocar bolsa de colostomia: aprenda o passo a passo agora!

Por |2020-10-07T16:03:37-03:0007/10/2020|Produtos para Saúde, Qualidade de Vida|0 Comentários

Tem dúvidas sobre como colocar bolsa de colostomia? Então este texto é para você. Acompanhe!

A ostomia 

A ostomia é um procedimento cirúrgico que faz uma abertura na parede abdominal, a chamada estoma, para construir um novo trajeto para eliminar urina, fezes e secreções. Quem passa por esse procedimento são aquelas pessoas que sofreram alguma perfuração no abdômen, câncer ou outras disfunções que impedem o funcionamento adequado do intestino, do reto e da bexiga.

Entre os tipos mais comuns de ostomia está a colostomia, uma cirurgia em que é feita no intestino grosso e geralmente libera fezes moles ou sólidas. 

Após a colostomia, o paciente precisa usar uma bolsa de ostomia que deve ser higienizada e trocada com frequência. E hoje, nós vamos falar sobre como colocar a bolsa de colostomia.

A bolsa de colostomia

A bolsa de colostomia é uma bolsa intestinal que coleta fezes e pode ser drenável ou não. 

As bolsas drenáveis possuem um fecho na parte inferior por onde pode ser esvaziada, já as não drenáveis devem ser descartadas. 

As bolsas também podem ter uma ou duas peças, na qual a de duas peças reduz as lesões na pele pois com ela não é preciso descolar o curativo com frequência.

A bolsa coletora deve ser esvaziada ou trocada quando atingir 1/3 do total, para evitar vazamentos e mau cheiro. Porém, existem bolsas com filtros que reduzem os gases  e também com carvão ativado, que reduz os odores indesejados.

Como colocar bolsa de colostomia – Passo a passo 

  1. Procure colocar sua bolsa de colostomia pela manhã, antes da primeira refeição, assim a sua ostomia estará menos ativa.
  2. Separe os produtos de que você vai precisar para colocar sua bolsa de colostomia: 
  • um novo sistema de bolsa (uma ou duas peças);
  • toalha limpa, gaze ou compressas;
  • sabonete líquido neutro, 
  • outros produtos que o seu enfermeiro estomaterapeuta tiver indicado.
  1. Lave suas mãos com água e sabão ou, se não for possível com um higienizador antibacteriano. 
  2. Com uma das mãos, segure a pele da sua barriga e com a outra descole lentamente a bolsa.
  3. Higienize a pele periestomal (ao redor do estoma) e o estoma com uma compressa ou gaze umedecida em água morna. Limpe com cuidado e depois, seque a região com uma compressa, lenço de papel ou toalha limpa.
  4. Lave as mãos novamente. 
  5. Observe atentamente sua pele periestomal e o seu estoma e, caso identifique alguma alteração, acione o enfermeiro estomaterapeuta. Use o produto para proteger a pele e ajudar na aderência da bolsa indicado pelo seu estomaterapeuta.
  6. Verifique se a base adesiva da sua nova bolsa está no tamanho adequado para o seu estoma e se não estiver no tamanho correto, recorte. 
  7. Coloque na bolsa produtos para combater o odor.  
  8. Posicione a placa adesiva sobre a sua pele, começando pela parte inferior. Prossiga com cuidado, para as laterais da placa e enfim a parte superior. Segure a placa com a mão por cerca de 40 segundos, pois o calor irá ajudar na aderência da placa. 
  9. Pronto! Agora é só programar a sua próxima troca. 

Cuidados com a bolsa de colostomia

O paciente que fez uma colostomia deve ter alguns cuidados, entre eles:  

  • a frequência da troca da bolsa varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Porém, nunca fique mais de 7 dias sem trocar o seu sistema de bolsa.
  • quando for retirar a bolsa, colocar um pouco de água morna para ajudar a descolar o curativo de forma menos agressiva;
  • fique atento aos medir o estoma de forma correta para cortar o buraco na nova bolsa do tamanho certo;
  • mantenha a bolsa no local correto para evitar que as fezes entre em contato com a pele. 

Gostou? Aprender como colocar bolsa de colostomia. Então, que tal agora aprender como limpar a bolsa de ostomia de forma correta?

E claro, não se esqueça que na categoria de produtos para ostomia da loja Maconequi, você encontra as melhores opções para cuidar da sua pele e da sua ostomia. Não deixe de conferir!

Deixar Um Comentário