Início>Cuidados com a saúde, Equipamentos, Produtos para Saúde>Como calibrar o aparelho de pressão?

Como calibrar o aparelho de pressão?

Se você sofre com a pressão alta já sabe que é preciso estar sempre em alerta: alimentação equilibrada, prática de atividade física, medicação em dia e principalmente controle e monitoramento. E para acompanhar de perto os valores da sua pressão arterial é imprescindível o uso de um aparelho de medir pressão, o chamado esfigmomanômetros

Esses aparelhos estão cada vez mais baratos e fáceis de usar, e por isso muitas pessoas, que precisam ou querem, monitorar sua pressão arterial estão investindo no equipamento. 

Porém, muitas pessoas não sabem que é importante que ele seja calibrado com certa frequência, principalmente se for do tipo digital. Do contrário, ele não irá mostrar os valores corretos. E cá entre nós, isso não é nada bom, não é mesmo?  

Pensando nisso, vamos te ensinar como calibrar seu aparelho de pressão para garantir a qualidade e precisão dos resultados da medição.

Confira!

Porque calibrar seu aparelho de pressão

Todo equipamento que é usado para fins de saúde precisa de cuidados redobrados quanto à sua manutenção, e com o aparelho de pressão não é diferente. Se ele não for calibrado de forma correta, ele não irá mostrar os valores corretos e isso poderá causar sérios problemas.

No entanto, vale destacar que calibrar nem sempre significa fazer ajustes no aparelho. Calibrar é comparar os valores do seu aparelho com os de um  instrumento de referência padrão. Só dessa maneira você poderá ficar tranquilo que os valores da pressão arterial mostrados estão corretos. 

Como fazer a calibração

Hoje, no mercado é possível encontrar diversos modelos de aparelhos que fazem a medição da pressão arterial. Porém, são três os principais tipos de aparelho que fazem a medição da pressão arterial e cada um deles deve ser calibrado de uma maneira.

Coluna de mercúrio

Esse tipo é bem pouco usado atualmente, já que contém mercúrio, um líquido tóxico quando exposto ao ar.

Ele mostra os números através de uma coluna de mercúrio e sua calibração é a mais simples: desde que a coluna esteja marcando o zero, não é necessário fazer comparação de parâmetros.

E detalhe: os aparelhos de coluna de mercúrio são usados para conferir se os outros aparelhos estão calibrados.

Aneróide

Esse tipo de aparelho é bastante encontrado nos hospitais e serviços de saúde, ele não contem mercúrio e é mais fácil de ser carregado. No entanto, deve ser  calibrado há cada 6 meses

Ele deverá ser calibrado comparando seus valores com um aparelho de mercúrio de 10 em 10 milímetros de mercúrio, usando um conector em Y. 

Como quase ninguém tem um aparelho de coluna de mercúrio em casa, a calibração deverá ser feita por um técnico. E se for constatada qualquer irregularidade na mediação, esse mesmo técnico poderá fazer a correção. 

Digital

Esse é, com certeza, o aparelho de pressão mais utilizado pelo público em geral, pois sua leitura é fácil. Porém, ele deve ser calibrado com mais frequência, sendo o ideal uma vez ao mês, dependendo do modelo do aparelho e especificado nas instruções do fabricante.

Sua calibração deve ser feita por profissionais e é bem parecida com a do aneroide, mas o conector é um pouco diferente, e é necessário colocar o manguito ao redor de um tubo rígido. 

Pronto! Agora você já sabe como calibrar seu aparelho de pressão e garantir resultados precisos e sem correr perigo de medições erradas. 

Para saber mais sobre aparelhos de pressão consulte outros conteúdos nossos aqui no blog como Aparelho de pressão digital: como funciona? e Qual o melhor aparelho de pressão para ter em casa?

E depois de conferir nossos conteúdos e conversar com seu médico, escolha seu aparelho de pressão na nossa loja, temos diversos modelos para você.

Deixar Um Comentário