Como aliviar dores nas articulações? Confira 7 dicas aqui

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Se você está sofrendo e não sabe como aliviar dores nas articulações, este texto é para você.

Essas dores têm diferentes causas, como doenças (artrite, febre reumática, tendinite, etc), e até mesmo lesões. E para aliviá-las, existem algumas estratégias simples, como fazer compressas ou reduzir o consumo de certos alimentos. 

7 dicas de como aliviar dores nas articulações

1. Faça compressas de água quente 

Compressas de água quente nas articulações ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, a relaxar a musculatura e também a soltar as articulações rígidas.

Faça compressas 3 vezes ao dia por  20 a 30 minutos, nos casos de gota, artrite reumatóide ou osteoartrose. 

Vale também tomar um banho longo quente e assim relaxar os músculos. 

2. Faça compressas de água fria 

Por outro lado, se você sofre de tendinite, contusões ou torções nas articulações, você deve fazer compressas frias para diminuir a dor, o inchaço e a inflamação nas articulações. 

E fazer compressas frias é algo bem simples. Basta embrulhar uma bolsa de gelo de gel ou alguns cubos de gelo em uma toalha limpa e seca e colocar sobre as articulações doloridas, por 15 minutos. 

3. Faça alongamentos

Realizar alongamentos suaves podem ajudar a trazer mais mobilidade e a amplitude do movimento, o que por si só já alivia as dores nas articulações. 

Porém, o ideal é praticar exercícios de alongamento com orientação do seu médico ortopedista ou fisioterapeuta. Eles poderão indicar exercícios específicos para o seu caso.

Por fim, lembre-se que não se movimentar pode, em muitos casos, piorar as dores nas articulações.

4. Coma alimentos anti-inflamatórios

Certos alimentos têm ação anti-inflamatória e podem ajudar a aliviar as dores nas articulações. 

Alimentos como cúrcuma, brócolis, espinafre,  atum, sardinha, salmão, linhaça e chia devem ser consumidos diariamente ou, no caso dos peixes, pelo menos de 3 a 5 vezes por semana. 

5. Reduza o estresse do seu dia a dia

O estresse e a ansiedade, tão comuns em nossa rotina, devem ser controlados para que seja possível reduzir a produção de cortisol, hormônio que influencia no aparecimento de dores pelo corpo, inclusive nas articulações.

E para ajudar na redução do estresse, as dicas são:

  • Dormir de 8 a 9 horas por noite;
  • Praticar atividades que ajudam a relaxar o corpo como meditação ou yoga;
  • Praticar atividades físicas leves; e
  • Ter momentos para se dedicar ao que e a quem você ama. 

6. Faça massagem 

A massagem, além de relaxar e com isso ajudar a reduzir o estresse, pode controlar a dor e o desconforto nas articulações. 

A massagem pode ser feita usando óleo de amêndoas ou de coco sobre a pele, fazendo movimentos leves e circulares. 

Pode ser feita ainda com creme hidratante, pomadas com efeito analgésico ou anti-inflamatórias recomendadas por um médico.

7. Procure tratamentos naturais

Chá de gengibre também pode ajudar no alívio das dores nas articulações, pois possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

O chá de gengibre deve ser evitado por pessoas que fazem uso de anticoagulantes como varfarina ou aspirina pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias. Deve ser evitado também por mulheres grávidas. 

Por fim, se as dores nas articulações persistirem por mais de um mês, é fundamental consultar um médico ortopedista, já que só ele poderá indicar o melhor tratamento.  

E agora que você já sabe como aliviar dores nas articulações, não deixe de conferir outros conteúdos de saúde e bem-estar aqui no nosso blog. 

 

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