Muito se fala sobre o colesterol, mas será que você sabe exatamente o que é e qual o impacto dele no seu organismo? Por isso, elaboramos este conteúdo para que você entenda mais sobre o assunto e consiga fazer melhores escolhas no dia a dia.
Acompanhe! Sua saúde agradece.
O que é o colesterol?
O colesterol é um tipo de gordura presente na estrutura das membranas celulares. Ele é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e está presente no:
- Fígado;
- Nervos;
- Coração;
- Intestinos;
- Pele;
- Cérebro;
- Músculos.
O nosso organismo produz no fígado cerca de 70% de todo colesterol, sendo o restante originário da nossa alimentação. E a maior parte de todo esse colesterol produzido pelo nosso organismo é usado para originar alguns hormônios, como:
- Vitamina D;
- Cortisol;
- Estrógeno;
- Testosterona;
- Ácidos biliares (possuem um papel importante na digestão das gorduras).
Quando consumimos alimentos com alto teor de gordura, apresentamos mais colesterol do que o necessário e isso ocasiona a alteração do nível normal para um que não é saudável.
Porém, vale destacar: tanto as altas taxas de colesterol quanto as muito baixas são prejudiciais para a saúde.
Quais são os tipos de colesterol?
Com certeza você já ouviu falar em bom (HDL) e o ruim (LDL), certo? Mas na verdade, existem três tipos de colesterol, que são diferentes frações do colesterol total.
1. Colesterol LDL
O colesterol LDL é uma lipoproteína de baixa densidade, conhecido popularmente como colesterol “ruim”.
Ele se acumula nas paredes das artérias, e quando seus níveis estão elevados há um aumento do risco de desenvolver doenças coronárias, como por exemplo: insuficiência arterial, infarto do miocárdio ou derrame cerebral.
2. Colesterol HDL
O colesterol HDL é uma lipoproteína de alta densidade, conhecido popularmente como colesterol “bom” que nos protege do LDL (colesterol “ruim”).
Ele possui como principal função extrair o colesterol LDL das artérias e levá-lo até o fígado onde são metabolizadas e posteriormente eliminadas do organismo.
Fazendo isso, impede-se o acúmulo de gordura no sangue, evitando a formação de trombos e prevenindo doenças cardiovasculares, como aterosclerose ou infarto. Por isso, o ideal é que o colesterol bom esteja sempre em alta.
3. Colesterol VLDL
O Colesterol VLDL é uma lipoproteína de muita baixa densidade, produzido no fígado e tem como sua principal função transportar os triglicerídeos pela corrente sanguínea.
Ele está diretamente ligado à quantidade de triglicérides e os seus níveis são diretamente influenciados pela dieta que fazemos.
Quando são encontrados em excesso, os triglicerídeos aumentam o risco de problemas cardiovasculares, obesidade, esteatose hepática (gordura no fígado) e pancreatite, por exemplo.
Quais são os valores ideais de colesterol?
Os níveis de colesterol são avaliados por um médico a partir da realização de um exame de sangue. Além dos níveis de HDL e LDL, o exame também permite analisar os níveis de triglicerídeos e colesterol total.
Veja agora os valores de referência de cada um:
- Colesterol bom (HDL): acima de 60 mg/dL é o ideal, porém os valores acima de 40 mg/dL já são considerados bons;
- Colesterol ruim (LDL): abaixo de 130 mg/dL, porém em pessoas que fumam, têm pressão alta, diabetes, obesidade e arritmia, por exemplo, é recomendado no máximo 100 mg/dL;
- Triglicerídeos: abaixo de 150 mg/dL é considerado um valor bom;
- Colesterol total: abaixo de 190 mg/dL, porém se esse valor for maior e os níveis de LDL estiverem bons, é menos preocupante.
O que deve ser feito para baixar o colesterol ruim?
Se você pretende abaixar o colesterol ruim, você deve:
- Fazer 5 ou 6 refeições ao dia, sempre com pequenas quantidades;
- Procurar ter uma alimentação variada, evitando assim deficiências ou excessos de nutrientes;
- Manter um consumo adequado de líquidos,uma vez que isso é essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo;
- Utilizar sal com moderação;
- Fugir dos alimentos fritos, prefira sempre alimentos cozidos, assados ou grelhados;
- Trocar o açúcar por adoçantes.
No mais, alguns alimentos devem ser evitados, como por exemplo:
- Margarina, creme de leite, chantilly;
- Óleo de coco, milho e girassol;
- Leite integral, coalhada e queijos gordos (amarelos);
- Toucinho, torresmo, bacon, salames, linguiça, presunto, apresuntado, mortadela, lombinho, salsicha e outros embutidos;
- Carne de porco (pernil, lombo);
- Carnes gordas como cupim, picanha, etc;
- Miúdos (miolo, rim, coração, fígado);
- Camarão, polvo e lulas;
- Maionese;
- Amendoim;
- Massa (pães, tortas, bolos, biscoitos amanteigados e recheados) em excesso;
- Doces em geral;
- Molhos industrializados.
O que fazer para aumentar o nível de colesterol bom?
Para manter os níveis adequados de colesterol bom é recomendado:
- Evite consumir a gordura trans presente em muitos alimentos industrializados, tais como salgadinhos e biscoitos;
- Mantenha uma alimentação equilibrada, consumindo peixes de águas profundas (sardinha, truta, bacalhau, atum, etc), azeite extravirgem, abacate, sementes ricas em ômega 3 (linhaça e chia, por exemplo), aveia, oleaginosas, feijão; frutas ricas em fibras, frutas vermelhas e roxas, soja, chocolates com teor acima de 70% de cacau;
- Evite alimentos ricos em açúcar, gordura e carboidrato, tais como doces, refrigerantes, massas, frituras, alimentos industrializados e embutidos (salames, presunto e linguiça);
- Pratique atividades físicas;
- Faça exames de rotina para monitorar as taxas de colesterol;
- Converse com o médico ou nutricionista antes de começar qualquer dieta.
Com mudanças de hábitos é possível melhorar os níveis de colesterol e ter uma vida muito mais saudável.
E se você quer saber mais sobre como ter uma melhor qualidade de vida, continue acompanhando nossos posts! Estamos sempre trazendo dicas e esclarecendo dúvidas.
Graduanda em Jornalismo. Especialista em Saúde. Analista de Marketing de Conteúdo, redatora e revisora do blog da Maconequi. Desde 1977, a Maconequi é referência na distribuição de materiais médicos hospitalares e odontológicos, o nosso objetivo com o blog é democratizar o conhecimento sobre saúde e bem estar, conferindo acesso, qualidade e veracidade das informações do nicho de saúde à todos os leitores.