Início>Cuidados com a saúde>Qualidade de Vida>Colesterol bom e ruim: o que é HDL e LDL?

Colesterol bom e ruim: o que é HDL e LDL?

Por |2020-05-11T15:41:56-03:0017/04/2020|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|0 Comentários

Assim como ouvimos muito sobre pressão arterial e como mantê-la nos valores ideais, ouvimos também sobre o colesterol bom e ruim. Mas você sabe exatamente o que é e quais são esses tipos de colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura produzido no nosso fígado que é essencial para o bom funcionamento do organismo. Como você já deve ter ouvido falar, existem basicamente dois tipos de colesterol: HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim).

Tanto o colesterol bom quanto o ruim devem ser encontrados no sangue para que o corpo funcione corretamente, mas para que isso aconteça, a quantidade de HDL e de LDL devem estar adequadas.

Colesterol Bom (HDL)

O colesterol bom também é conhecido como High Density Lipoprotein (lipoproteína de alta densidade alta). A lipoproteína é uma molécula que carrega as partículas de colesterol do fígado e de outros locais para as artérias e vice-versa.

No caso do HDL, a lipoproteína leva as partículas de colesterol (incluindo o colesterol ruim) que se encontram nas artérias de volta para o fígado. Lá essas partículas são metabolizadas e eliminadas do organismo.

Fazendo isso, impede-se o acúmulo de gordura no sangue, evitando a formação de trombos e prevenindo doenças cardiovasculares, como aterosclerose ou infarto. Por isso, o ideal é que o colesterol bom esteja sempre em alta.

Colesterol ruim (LDL)

O colesterol ruim também é conhecido como Low Density Lipoprotein (lipoproteína de densidade baixa). Aqui, a molécula leva as partículas de colesterol do fígado para as artérias. O perigo se encontra quando essas partículas andam em excesso pelo sangue.

Mas o LDL não é de todo um vilão. Ele também é importante para o bom funcionamento do organismo, já que auxilia no processo de formação dos hormônios. Por isso, o colesterol ruim deve ser monitorado frequentemente para mantê-lo no nível certo.

O ideal é que o LDL nunca se encontre muito elevado, mas os valores variam de pessoa para pessoa. Quem tem maior risco de sofrer um ataque cardíaco, por exemplo, deve mirar níveis especialmente baixos da lipoproteína.

Mas e os triglicerídeos?

Como os triglicerídeos também são tipos de gordura produzidos no fígado, é comum ouvirmos falar sobre eles quando falamos sobre colesterol. Assim como o LDL, não há problema algum em ter triglicérides no nosso organismo, só precisamos ficar atentos aos níveis adequados.

Quando são encontrados em excesso, os triglicerídeos aumentam o risco de problemas cardiovasculares, obesidade, esteatose hepática (gordura no fígado) e pancreatite, por exemplo.

A principal diferença entre esses dois tipos de gordura é que os triglicerídeos fornecem energia ao corpo, enquanto o colesterol é usado para a produção de células e certos hormônios. 

Valores do colesterol bom e ruim e dos triglicerídeos

Os níveis de colesterol são avaliados por um médico a partir da realização de um exame de sangue. Além dos níveis de HDL e LDL, o exame também permite analisar os níveis de triglicerídeos e colesterol total.

Analise agora os valores de referência de cada um:

  • colesterol bom (HDL): acima de 60 mg/dL é o ideal, porém os valores acima de 40 mg/dL já são considerados bons;
  • colesterol ruim (LDL): abaixo de 130 mg/dL, porém em pessoas que fumam, têm pressão alta, diabetes, obesidade e arritmia, por exemplo, é recomendado no máximo 100 mg/dL;
  • triglicerídeos: abaixo de 150 mg/dL é considerado um valor bom;
  • colesterol total: abaixo de 190 mg/dL, porém se esse valor for maior e os níveis de LDL estiverem bons, é menos preocupante. O paciente deverá ficar apenas em alerta e tomar os cuidados necessários para que os níveis de LDL não aumentem.

O que fazer para melhorar os níveis de colesterol?

Algumas dicas para melhorar os níveis de colesterol, como praticar exercícios físicos aeróbicos, abandonar o cigarro, evitar o consumo de álcool, adotar uma dieta equilibrada e controlar o peso, também servem para melhorar a sua saúde no geral.

Quer saber mais sobre como ter uma melhor qualidade de vida? Continue acompanhando nossos posts! Estamos sempre trazendo dicas e esclarecendo dúvidas para todos aqueles que desejam saber mais.

Deixar Um Comentário