Início>Cuidados com a saúde, Produtos para Saúde, Qualidade de Vida>Em que casos os médicos indicam o uso do colar cervical?

Em que casos os médicos indicam o uso do colar cervical?

O uso do colar cervical é um excelente auxiliar para quem enfrenta problemas na região cervical e precisa mantê-la em posição neutra. Seu uso é indicado quando ocorre algum tipo de trauma cervical, podendo ser torcicolo, artrites e demais problemas na coluna. 

É indicado também em situações pós-cirúrgicas como auxiliar na recuperação, pois contribui para manter a postura. Essa estabilidade contribui para redução de dor, devido ao apoio que o colar cervical recebe. Seu uso pode ser de dia e de noite. 

Por ser usado apenas no pescoço, todos os movimentos de braços e pernas ficam livres, o que contribui para maior independência. Gostaria de aprender mais sobre esse assunto? Leia abaixo as informações que preparamos para você. 

Colar cervical: quando e como usar? 

O colar cervical é um auxiliar no tratamento de problemas na coluna e também outros tipos de problemas, por isso, jamais pode ser usado sem prescrição de um especialista. Só ele poderá prescrever as condições de uso de acordo com o problema a ser tratado.

É importante ter em mente que usar um colar que não seja adequado à sua estrutura corporal, seu problema pode piorar, levando ao aumento das dores, bem como retardando a cura dos problemas existentes. Sendo assim, é preciso procurar um ortopedista para que ele faça a avaliação e prescreva o tamanho e o tempo de uso. 

Como usar o colar cervical

Após a prescrição médica é muito importante adquirir o tamanho adequado ao seu tipo físico. Na hora da compra, faça o teste para ter certeza que há um espaço da espessura de um dedo entre o ombro e o queixoEssa é uma forma de garantir que o tamanho do colar está adequado. 

Siga as orientações médicas no que diz respeito ao tempo de uso. Essa questão influencia diretamente no resultado final do tratamento. Alguns cuidados na hora de colocar o colar cervical são importantes para manter o tempo de vida útil do colar. Veja abaixo quais são eles: 

  • seque bem a pele antes de colocar o colar; 
  • não use cremes ou óleos na região; 
  • em caso de sudorese intensa, higienize o colar pelo menos uma vez por dia; 
  • respeite o tempo de uso indicado pelo médico;

Colar cervical: tipos e indicações

É possível encontrar 2 modelos de colar cervical no mercado, no entanto, somente o profissional de saúde pode fazer a indicação. Respeitar essa condição é de vital importância para não piorar essa situação e chegar ao resultado esperado. Os dois modelos são: 

  • ortopédico: ele é feito de espuma, sendo bastante confortável, o que permite a imobilização de uma forma mais suave; 
  • resgate: esse modelo é mais duro e precisa de um suporte na cabeça para manter o pescoço completamente imobilizado.

É importante entender que os dois tipos de colar cervical tem a sua utilidade. O colar cervical ortopédico é para tratar problemas na coluna, evitando o agravamento e contribuindo para a melhora do quadro. Eles podem ser originários de doenças como artrite, traumatismos, pós-cirurgias na região cervical e até mesmo torcicolo.

Enquanto que o colar cervical de resgate é indicado para situações e que ocorreram problemas graves, tais como acidentes com risco de lesão na coluna. Eles são muito usados nos atendimentos de urgência e emergência, pois sua imobilização é grande. 

Em casos de acidentes, somente os socorristas devidamente preparados podem colocar o colete cervical de resgate na vítima. Se ele for usado de forma errada, pode haver lesão e agravar a situação. Por isso, se sentir dores na região cervical, o melhor tratamento é aquele que o médico orienta.

Onde comprar um bom colar cervical?

O uso do colar cervical pode ser um excelente auxiliar nos problemas que ele é indicado. No entanto, todo o cuidado é pouco quando o assunto são os cuidados com a sua coluna. Embora seja fácil comprar esse tipo de produto, é importante ter mente que, cada pessoa precisa de um tamanho adequado ao seu tipo físico. 

Além disso, o tratamento precisa oferecer conforto para que ele suportado com maior facilidade. Por isso, depois de consultar um profissional de saúde, acesse o site da loja Maconequi para adquirir o seu colar. Você vai encontrar os melhores e mais variados modelos e tamanhos para que você possa seguir as orientações do seu médico. 

Deixar Um Comentário