Início>Cuidados com a saúde>Qualidade de Vida>Colágeno Hidrolisado engorda?

Colágeno Hidrolisado engorda?

Por |2019-12-19T11:43:41-03:0018/10/2019|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|5 Comentários

O suplemento de colágeno hidrolisado é um dos mais vendidos no mundo. Famoso por auxiliar na saúde da pele, dar mais firmeza e evitar o envelhecimento precoce, surge a dúvida: ou podemos consumir sem medo?

O colágeno é uma proteína fundamental para os tecidos, uma vez que dá sustentação à pele e às articulações. Apesar de ser produzido naturalmente pelo organismo, por volta dos 30 anos de idade essa síntese começa a diminuir progressivamente, aproximadamente 1% a cada ano.

Com isso, as articulações ficam mais frágeis, a pele fica mais flácida e aparecem as linhas de expressão e rugas que tanto incomodam as mulheres.

Além dessa perda natural de colágeno com o avanço da idade, fatores como oscilações hormonais, estresse, má alimentação e consumo de álcool e cigarro também influenciam na diminuição de colágeno no corpo.

Assim, para garantir os níveis de colágeno no organismo, além de consumir alimentos que favorecem a sua produção, como carnes e ovos, a suplementação com colágeno hidrolisado também é indicada.

O uso do colágeno hidrolisado estimula a produção das fibras de colágeno tipo 2, pelo organismo, auxiliando assim a tonificar a pele, evitar rugas, celulites, bem como fortalecer cabelos e unhas.

O suplemento de colágeno hidrolisado antes era somente encontrado em pó e em cápsulas. Mas o sucesso foi tanto que novos produtos começaram a adicionar colágeno em sua composição. Hoje, ele é facilmente encontrado em balas, sucos e barras.

Mas, esse consumo pode ou não comprometer o seu peso?

Colágeno hidrolisado engorda ou emagrece?

O colágeno hidrolisado por si só não engorda nem emagrece. Cerca de 10 gramas de colágeno hidrolisado contém aproximadamente 30 calorias: um valor muito baixo que, sozinho, não é capaz de engordar. Ao contrário disso, ele pode até ajudar a emagrecer!

O colágeno pode ajudar na perda de peso, uma vez que preenche rapidamente o estômago, fazendo com que o processo de esvaziamento aconteça mais devagar. Dessa forma, prolonga a sensação de saciedade, fazendo com que se consuma menos calorias. Consequentemente, auxilia no emagrecimento.

Porém, somente consumir o colágeno não é garantia de emagrecimento. Engordar ou emagrecer envolve muito outras questões como alimentação, prática de exercícios e o organismo de cada um.

O colágeno hidrolisado não possui nenhuma propriedade termogênica para acelerar o gasto de energia. Sua função como auxiliar na perda de peso se deve ao aumento da saciedade.

mulher jovem com a mão no rosto | colageno-hidrolisado-engorda

Ao mesmo tempo em que o seu consumo também não impede que você engorde.

O colágeno hidrolisado não possui calorias suficientes para engordar, porém, alimentos ou suplementos com colágeno em sua formulação podem conter outros nutrientes além desta proteína que, esses sim, podem ser calóricos. 

Por isso, é importante olhar a composição dos produtos e suplementos a serem consumidos.

O suplemento de colágeno hidrolisado Nutriblue é livre de gorduras e sem adição de açúcares, por isso, não engorda, não aumenta o apetite nem causa retenção de líquidos e também é vendido no atacado.

Cuidados com o colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado é fonte de peptídeos capaz de ativar a síntese de colágeno pelo organismo e assim, melhorar a saúde da pele, cabelos e unhas.

Ainda seu uso não tenha sido associado a interações nem efeitos colaterais, é recomendado que antes de utilizá-lo, você consulte um médico ou nutricionista para que o uso seja seguro e eficiente para o que deseja. 

A quantidade considerada ideal de colágeno por dia é de cerca de 9 gramas, incluindo a quantidade consumida através dos alimentos. 

Pelo fato dos suplementos de colágeno serem produzidos à base de ossos e cartilagens bovinas, eles não são indicados para quem sofre com alergia a estes componentes.

Existe também a preocupação a respeito da segurança desses produtos.

Escolha sempre produtos produzidos com qualidade e segurança. Observe se o suplemento é registrado na ANVISA.

Os produtos Nutriblue possuem GARANTIA DE QUALIDADE e são REGISTRADOS NA ANVISA.

Colágeno hidrolisado como tomar?

A produção de colágeno pode ser estimulada pelo consumo de alimentos como: 

  • ovos;
  • carnes magras;
  • frango; e 
  • peixes. 

Porém, muitas vezes essas quantidades não suprem os níveis necessários. Por isso, para melhores resultados, é aconselhável o uso de suplementos de colágenos, seja em pó ou em cápsulas.

Para se obter os efeitos esperados, é preciso estar atento às quantidades recomendadas pelos especialistas.

Em geral, uma dose de 5 a 9 gramas de colágeno por dia é capaz de melhorar o aspecto da pele, como firmeza e elasticidade. 

O colágeno hidrolisado em pó deve ser misturado em líquidos, como água, sucos ou chá. 

Já as cápsulas são boas opções para aqueles que não gostam do sabor ou procuram opções mais práticas.

Recomenda-se tomar 2 cápsulas, 2 vezes ao dia, com água, preferencialmente antes das principais refeições ou conforme a orientação de um profissional habilitado.

Existem diferentes suplementos de colágeno hidrolisado no mercado que podem se diferenciar de acordo com a apresentação (pó, cápsulas ou líquido) e outros ingredientes contidos na fórmula, como, por exemplo, a adição de vitamina C.

A vitamina C aumenta a absorção do colágeno pelo organismo, garantindo melhor aproveitamento.

Gostaram do artigo? Então deixe seu comentário logo abaixo!

5 Comments

  1. Bruna Afonso 29/11/2019 em 06:44- Responder

    Olá , super recomendo o uso do colágeno hidrolisado, minha estreias diminuíram muito , também mudei minha alimentação comia muita porcaria rsrs. não engorda eu ganhei um pouco de massa magra, pratico musculação regularmente vale cada centavo investido rsrsr.

    • Maconequi 29/11/2019 em 09:06- Responder

      Olá, Bruna!
      Você fez o uso correto do colágeno hidrolisado, por isso deu tanto certo!
      Obrigada pelo feedback!
      Abraços!

  2. Vandinha 29/11/2019 em 17:53- Responder

    Acho que o colágeno que estou tomando está me engordando. Alguém indica um bom que não engorda?

  3. GILDA MORAIS ANDRADE DOS SANTOS 06/05/2020 em 20:00- Responder

    Acho que também estou engordando alguém indica algum colágeno que não engorde

  4. Débora 26/08/2020 em 23:01- Responder

    Olá eu estou tomando colágeno mastigavel Tbem achei que engordei

Deixar Um Comentário