Início>Profissionais da Saúde>Formação>Carreira na enfermagem: dicas para quem quer estudar

Carreira na enfermagem: dicas para quem quer estudar

Por |2020-10-14T17:02:06-03:0014/10/2020|Formação, Profissionais da Saúde|0 Comentários

Existem muitas dicas para quem quer estudar enfermagem e perseguir uma carreira na profissão. Afinal, esse é um momento em que a enfermagem está em alta na sociedade por causa da crise do novo coronavírus.

Por isso, caso você deseje entrar na carreira, saiba que é preciso se dedicar muito para ter sucesso na área. A enfermagem é um setor em que não dá para ficar sem estudar, se especializar e aprender novas técnicas, além de ser uma área difícil de entrar por causa dos muitos conhecimentos necessários para os iniciantes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo e veja algumas dicas para quem quer estudar enfermagem!

5 dicas para quem quer estudar enfermagem

1. Busque uma formação acadêmica

Você sabia que quase 8 em cada 10 enfermeiros e enfermeiras em atuação no Brasil não têm uma formação superior? Pois é, são profissionais que fizeram um curso técnico ou especializado na área para poder começar a trabalhar.

Por isso, se você fizer uma graduação em enfermagem já sai na frente da vasta maioria da sua concorrência no mercado nacional. Isso dá uma estabilidade maior no mercado de trabalho, especialmente em grandes hospitais do país.

Além disso, abre também mais caminhos para especialização na carreira. Por exemplo, você pode fazer uma pós-graduação em terapia intensiva e começar a trabalhar nas principais UTIs do país.

2. Escolha uma área de especialização

Você pode trabalhar com enfermagem sendo generalista, mas o ideal para crescer e ganhar um salário melhor na carreira é se especializar em alguma subárea do segmento.

Existem muitas opções disponíveis, dependendo da sua personalidade. Um exemplo é a já citada especialização em terapia intensiva, mas é possível também se especializar em tratamento de idosos, recém-nascidos, problemas cardíacos ou respiratórios, centros cirúrgicos e muito mais.

3. Escolha uma boa instituição de ensino

Se você quer aprender enfermagem, precisa de uma boa instituição de ensino ao seu lado. A definição de “boa”, no entanto, pode variar bastante. O ideal é escolher uma escola ou faculdade que tenha boa reputação no mercado de trabalho e que, preferencialmente, tenha uma ótima taxa de empregabilidade

Essas instituições são aquelas que têm parcerias e convênios com os grandes hospitais do país e da sua região, o que facilita bastante a encontrar uma colocação para iniciar sua carreira na área.

4. Dedique-se a desenvolver a parte emocional da profissão

Ser um enfermeiro ou uma enfermeira exige dominar muitos conhecimentos técnicos em específico, como por exemplo a habilidade de tirar sangue, realizar certos procedimentos, controlar remédios e por aí vai.

No entanto, é uma profissão que também exige as características mentais e emocionais corretas. É necessário ter o perfil certo na área para poder trabalhar com isso.

É importante desenvolver a sua empatia e simpatia, habilidade de conversar e tranquilizar as pessoas, além de poder construir vínculos emocionais rápidos. Essa capacidade pode deixar a profissão muito mais fácil de ser realizada.

5. Prepare o seu emocional para a carga do trabalho

Apesar de ser uma profissão muito recompensadora (poucas emoções são tão positivas quanto ver um paciente que lutou muito pela vida conseguir alta para ir para casa), a enfermagem é uma área muito desgastante também.

Em primeiro lugar, há a pressão constante de não poder errar, uma vez que um erro pode significar vida ou morte. Portanto, é uma área em que o profissional tem de estar sempre atento e sempre ágil para o trabalho.

Em segundo lugar, há o peso emocional de ver pessoas morrendo com frequência, especialmente depois de se apegar a eles. Portanto, é importante se preparar para esse desgaste.

E aí, gostou das nossas dicas para quem quer estudar enfermagem? Ao segui-las, ficará mais fácil se adaptar e ter sucesso nessa profissão.

Você quer trabalhar com enfermagem? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais e marque algum amigo que tem o mesmo objetivo!

Deixar Um Comentário