Início>Meia de Compressão>Calçador de meia de compressão: o que é e como funciona

Calçador de meia de compressão: o que é e como funciona

Por |2020-02-13T17:24:28-03:0006/06/2019|Meia de Compressão|0 Comentários

O calçador de meia de compressão é um acessório voltado principalmente para pessoas com dificuldade de mobilidade. Idosos, gestantes e recém-operados costumam ter dificuldade para alcançar os pés na hora calçar as meias e, por isso, ficam dependentes da ajuda de outras pessoas. O calçador facilita bastante a colocação e dá mais independência para o usuário.

Apesar de cumprir uma função que pode ser bastante difícil para algumas pessoas, ele tem um funcionamento bem simples. Nesse texto, traremos alguns modelos deste importante acessório, que pode ser usado até nas meias de compressão para gestantes.

Tipos de calçadores de meias de compressão

As meias de compressão são bem mais apertadas do que as meias comuns. Portanto, para calça-las, os usuários precisam fazer força, o que pode danificar o produto ou até mesmo ferir a pele, principalmente de idosos.

Os calçadores surgem para tornar essa tarefa um pouco mais simples.

Calçador simples (de tecido sintético)

O modelo de calçador de meia de compressão mais conhecido é aquele com as hastes de ferro, mas se engana quem pensa que ele o único. Há também um calçador feito de tecido, que faz com que a meia deslize de maneira muito mais fácil na perna de quem for calçar.

Ele é composto 100% de poliamida, que é o mesmo material do nylon. Seu funcionamento é muito simples e ao mesmo tempo muito eficiente. São duas camadas desse tecido deslizante, que deve ser calçado na perna antes da meia.  

  1. O primeiro passo é calçá-lo na perna, como é feito com a própria meia.
  2. Em seguida, colocar a meia normalmente, por cima do calçador.
  3. Ao puxar a meia para cima, os dois tecidos deslizam, um sobre o outro.
  4. Isso faz com que não haja nenhum atrito entre a meia e a pele.
  5. Depois é só tirar o calçador.

Caso tenha ficado alguma dúvida, indicamos esse vídeo para você entender melhor.

Esse tipo de calçador, no entanto, tem seu lado negativo: ele não serve para as pessoas que não conseguem alcançar os pés nem para as meias de ponteira fechada, pois ele é retirado pela parte da frente, como você viu no vídeo.

Calçador Mordomo (de ferro)

Esse é o modelo mais conhecido dos calçadores de meia de compressão. Com ele, o usuário sequer precisa se abaixar para calçar sua meia. Ele é feito de ferro e tem um aspecto um pouco difícil de entender no início, pois no mesmo acessório há o suporte para a meia e as alças.

No entanto, seu funcionamento é bastante simples:

  1. Basta colocar a meia no suporte, o que pode ser feito sem se abaixar (com o suporte no colo, por exemplo).
  2. Em seguida, é preciso colocar o suporte no chão e encaixar o pé na meia.
  3. Por último, é só puxar o calçado até a altura final da meia e ajustá-la, se necessário.

Se comparado com o de pano, o calçador de meia de compressão Mordomo tem como ponto negativo o preço, além de ser menos portátil.

Veja o vídeo do passo a passo de como utilizá-lo.

Cuide bem das suas pernas

Com ou sem o calçador, as meias de compressão são essenciais para pacientes com problemas de circulação nos membros inferiores. Sempre que um médico angiologista ou cirurgião vascular recomendá-la, não deixe de usar. Além de evitar e tratar problemas mais graves, elas proporcionam um aumento considerável na qualidade de vida, diminuindo as dores nas pernas e a sensação de cansaço.

O mais recomendado para quem precisa usar meias de compressão diariamente é ter duas unidades do produto, para revezar durante as lavagens. Para facilitar ainda mais, porque não também comprar um calçador?

Deixar Um Comentário