Início>Cuidados com a saúde, Produtos para Saúde, Qualidade de Vida>Pular corda: conheça os benefícios desse exercício

Pular corda: conheça os benefícios desse exercício

Quando falamos em pular corda é impossível não pensar naquela antiga brincadeira de criança. Além de simples e divertido, pular corda é um exercício aeróbico completo, pois estimula a musculatura e os sistemas cardiovascular e respiratório. Outra vantagem é que você pode fazer sem sair de casa!

Mesmo que você já tenha perdido a prática, voltar a pular corda não tem mistério. Você pode começar com movimentos básicos e logo já vai estar usando toda criatividade para incrementar seus movimentos: pulando enquanto anda, girando a corda, usando um pé só…

Hoje nós vamos falar sobre os benefícios de pular corda e vamos dar as melhores dicas para se exercitar usando esse equipamento.

Você sabia que pular corda emagrece?

Pular corda pode ser um ótimo exercício para emagrecer, desde que seja acompanhado de uma alimentação saudável e equilibrada, como qualquer outro exercício. Isso acontece porque, ao praticar essa atividade física, o metabolismo é acelerado, favorecendo a perda de calorias e promovendo o emagrecimento de forma saudável.

Além desses benefícios, pular corda traz muitas outras vantagens para o corpo e a saúde, vamos citar alguns deles a seguir.

  • Alívio do estresse do dia a dia;
  • Equilíbrio da pressão arterial;
  • Aumento da resistência cardiovascular;
  • Ganho de energia para atividades cotidianas;
  • Melhora do condicionamento físico, equilíbrio e coordenação motora;
  • Tonificação dos músculos das pernas, braços, ombros, abdômen, peitoral e região lombar.

Dicas importantes para começar a pular corda

Como pular corda é um exercício de alto impacto, é preciso ficar ligado em algumas questões antes de começar a fazer esse tipo de atividade física. Existe um jeito certo de pular corda sem correr riscos de provocar lesões. Vamos falar um pouco disso agora.

Antes de tudo, o ideal é escolher um local com espaço, bem ventilado e de superfície plana para a prática do exercício. Pode ser em cima de tapetes ou pisos lisos. Outra dica é utilizar um tênis que diminua o impacto nas articulações.

A escolha da corda também é importante. Você pode medir o equipamento para escolher o tamanho ideal. É só ficar ereto, pisar em cima da corda e esticar os braços para o alto. A corda não deve passar das suas axilas nem ficar abaixo do seu peito.

Se você for iniciante, opte por uma corda mais longa para fazer os movimentos mais lentos. Uma corda ajustável é uma ótima escolha, assim você pode encurtá-la conforme for melhorando suas habilidades.

Apesar de um ótimo exercício, pular corda não é indicado em alguns casos. Pessoas acima do peso, idosos, grávidas e com problemas nas articulações devem evitar essa atividade. Nessas situações, a probabilidade de sofrer danos aos joelhos, tornozelos e quadris, por exemplo, podem ser maiores.

Como pular corda de forma correta

Antes e depois de qualquer treino, é importante fazer alongamentos. Com esse exercício não é diferente. Tire cinco minutos antes e cinco minutos depois para se alongar. Antes de começar a pular corda, separe uma garrafinha de água e deixe perto de você, pois como esse exercício é de impacto, o organismo perde muita água e você precisa repor.

Outro detalhe importante para se preocupar é a postura correta para pular corda. Você deve manter as costas retas, os olhos voltados para a frente e contrair a musculatura do abdômen, assim você terá maiores resultados. Na hora do exercício, você pode começar pulando com os dois pés e aterrissando com a parte da frente dos pés.

Para os iniciantes, deve-se começar dando pulinhos baixos e saltando somente quando a corda estiver passando perto dos pés. Repita os movimentos por 1 minuto, descanse no minuto seguinte e repita esse exercício por 20 minutos. Quando estiver com mais prática, pode intensificar e mudar o ritmo do treino.

Exemplos de exercícios com corda

Já passou da fase inicial e quer pegar mais pesado nos treinos? Segue dois exemplos de exercícios que você pode fazer pulando corda.

  1. Diminua os intervalos e aumente o ritmo: comece pulando devagar por 1 minuto e, nos 30 segundos seguintes, acelere os movimentos até sentir seu coração batendo mais rápido. Volte ao ritmo inicial e repita esse exercício por 10 minutos.
  2. Use viradas duplas: para fazer essas viradas, você deve pular mais alto e girar a corda duas vezes antes de encostar os pés no chão novamente. Repita essa série de 5 a 10 vezes e descanse pulando devagar pelo próximo minuto.
  3. Pule com uma perna só: Pule de 20 a 25 vezes com uma perna e depois troque. No período de intervalo, pule com os dois pés e então repita o circuito. Você pode fazer esse exercício em uma sessão de 10 minutos.

Agora que você já sabe de todos os benefícios de pular corda, que tal comprar uma para começar a se exercitar e perder alguns quilinhos? Na loja Maconequi tem uma variedade de cordas e outros produtos do mundo fitness. Confira!

Deixar Um Comentário