Início>Cuidados com a saúde>Produtos para Saúde>Barras de apoio: afinal, qual é a hora de instalar em casa?

Barras de apoio: afinal, qual é a hora de instalar em casa?

Por |2019-12-23T14:29:15-03:0018/06/2018|Cuidados com a saúde, Produtos para Saúde|0 Comentários

Você acompanha seus pais ao médico, observa como eles se sentem e mantém aquele kit de primeiros socorros sempre à mão para lidar com qualquer imprevisto. Mas se eles já entraram na terceira idade, pode ser a hora de começar a fazer algumas adaptações em casa para evitar acidentes, como a instalação de barras de segurança em alguns ambientes.

Com o surgimento de artrites, diminuição de reflexos e até o comprometimento da visão, os idosos podem sofrer quedas graves dentro da própria casa. Por isso, em lugares como o banheiro, onde costumam ir sozinhos, as barras de segurança podem fazer a diferença.

Neste artigo, você vai descobrir se é o momento certo de instalar barras de segurança na casa dos seus pais, onde deve colocá-las e quais os modelos e materiais mais indicados.

Como descobrir se meus pais precisam de barras de segurança?

Você sabia que 30% dos idosos com mais de 65 anos sofre uma queda pelo menos uma vez ao ano? Depois dos 80, a taxa sobe para 50%.

Esse pode se tornar um problema sério para os idosos. As quedas podem gerar contusões que, no caso deles, pode demorar bastante para uma recuperação completa.

Se os seus pais, avós ou familiares já entraram nessa faixa etária, é importante verificar se eles têm falta de equilíbrio, problemas ósseos e histórico de quedas. Se a resposta para essas questões for sim, o ideal é investir nas barras de segurança.

idoso com bengala acompanhado por enfermeira barras de segurança

Por que elas são importantes para os idosos?

No Brasil, segundo o IBGE, existem 26 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Como a calcificação e o processo de recuperação de fraturas é mais lento no organismo idoso, a prevenção de quedas pode até salvar vidas.

Os lugares mais críticos de uma casa são os banheiros, o caminho até o quarto e as escadas. Nesses trajetos, é importante que o idoso possa se deslocar com facilidade e tenha onde se apoiar.

Para evitar acidentes, uma casa segura precisa ter:

  1. tapetes antiderrapantes no banheiro e cozinha;
  2. barras próximas ao vaso sanitário; e
  3. o ideal é que o quarto dos idosos seja no térreo.
  4. Caso não seja possível, cole adesivos antiderrapantes nos degraus das escadas.
  5. Também fique atento a objetos soltos, tapetes com dobras, brinquedos espalhados e móveis com pontas.

Apesar das modificações serem importantes, o lar do idoso não pode perder suas características e dar impressão de lugar frio. Isso pode influenciar negativamente nas suas emoções.

Como as barras de segurança devem ser instaladas?

As barras não podem ser instaladas de qualquer forma. Existem normas técnicas que indicam a posição e altura adequada. No caso das barras próximas ao vaso sanitário, por exemplo, deve haver uma na parede lateral e uma atrás. Com no mínimo 80 centímetros de comprimento e a 75 centímetros de altura do piso.

Se não houver uma parede ao lado do vaso sanitário, é possível instalar uma barra lateral fixa na parede atrás. Porém, ela deve possuir distância mínima de 40 centímetros do eixo do vaso para permitir o giro do corpo. Para que não haja acidente, como a barra se soltar, é importante que seja de qualidade, suportando até 152 quilos.

Instalar barras de segurança e evitar obstáculos ajuda muito. Mas manter o corpo ativo e trabalhar a coordenação motora também pode fazer diferença na qualidade de locomoção do idoso.

Algumas atividades como fisioterapia e Tai chi chuan ajudam a desenvolver a musculatura e a consciência corporal. Além disso, a saúde na terceira idade se conquista com prevenção: boa alimentação, exercícios físicos e atividades para o raciocínio garantem idosos independentes e saudáveis.

Achou válida a ideia de comprar barras de segurança? Entre na nossa loja e conheça melhor sobre esse produto. Basta clicar na imagem abaixo.

Deixar Um Comentário