Início>Autoclave: veja como funciona e como usar este aparelho

Autoclave: veja como funciona e como usar este aparelho

Por |2020-03-17T10:54:18-03:0017/03/2020|Sem categoria|0 Comentários

Você com certeza já viu um aparelho de autoclave. Eles estão presentes em salões de beleza, estúdios de tatuagem, consultórios odontológicos, laboratórios farmacêuticos, clínicas estéticas e veterinárias. E isso não acontece por acaso.  

A autoclave é usada na esterilização de materiais (como instrumentais cirúrgicos, por exemplo), ou seja, ela mata todos os microrganismos presentes em um processo chamado autoclavagem.

Esse processo consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os microrganismos que podem causar doenças e contaminações.

Os materiais que podem ou não irem para a autoclave

Geralmente, os fabricantes dos materiais indicam nos rótulos se eles podem ir na autoclave ou não. Porém, a autoclavagem é suportada por uma longa lista de materiais, como os listados abaixo.

  • Materiais de aço inoxidável: alicates de unhas, tesouras e palitos de aço
  • Instrumentos cirúrgicos
  • Utensílios odontológicos 
  • Vidrarias de laboratórios 
  • Ponteiras para micropipetas 
  • Meios de culturas

No entanto, alguns materiais não podem sofrer o processo de autoclavagem, entre eles:

  • Materiais de polietileno
  • Reagentes químicos 
  • Aço que não seja inoxidável 
  • Sacolas e embalagens plásticas
  • Isopor
  • Papel

Como usar a autoclave

  1. Antes de autoclavar, limpe os objetos com água e sabão, ou até mesmo com álcool.
  2. Em seguida, coloque a quantidade de água destilada conforme a indicação do fabricante, usando o copo medidor no fundo do tanque da autoclave.
  3. Coloque nas bandejas os materiais que serão esterilizados, devidamente embalados.
  4. Nunca coloque as embalagens uma em cima da outra e deixe um espaço entre elas de pelo menos 1 cm. Assim, você facilita a circulação do vapor e a secagem dos objeto.
  5. Materiais diferentes devem ir em bandejas diferentes.
  6. Feche devidamente a tampa e ligue o aparelho.
  7. Aguarde alguns minutos até que o ciclo tenha sido concluído.
  8. Ao final da esterilização a porta do aparelho deve ser aberta lentamente e deve permanecer entreaberta de 5 a 10 min.
  9. Após esse período de tempo você já pode retirar os objetos do aparelho.

Diferença entre a esterilização na autoclave e estufa

Muitos profissionais que utilizam instrumentos infectantes possuem essa dúvida. De forma geral, a esterilização na estufa é feita através do calor seco, por 1 ou 2 horas de exposição do material.

Já na autoclave, como já vimos, a esterilização é feita através do calor úmido, ou seja, vapor, por 15 a 30 minutos, dependendo da quantidade de água destilada que a autoclave precisa para funcionar de forma correta. 

A história da autoclave

A autoclave foi inventada por volta de 1880 pelo cientista francês Louis Pasteur, grande estudioso de química e medicina. Ele, após observar durante dois dias batatas cozidas, percebeu que elas não sofriam com o crescimento de microrganismos. 

Assim, resolveu levar uma espécie de “panela de pressão” para dentro de seu laboratório e começar seus estudos para fabricar um aparelho capaz de matar microrganismos. Depois de muitos estudos e testes desenvolveu um modelo do que seria hoje a autoclave. 

Usando vapor de água destilada a altas temperaturas, por um espaço de tempo correto, Pasteur conseguiu atingir seu objetivo de eliminar os microrganismos. 

Onde e como comprar a sua autoclave

Se você é manicure e faz unhas em casa, provavelmente uma autoclave de 5 litros já será mais que suficiente para você. Mas se trabalhar em um salão grande, estúdio de tatuagens ou, laboratório de análises, as indicadas são as autoclaves de 10 litros ou mais

Porém, se você precisa de uma autoclave para fazer a esterilização dos seus materiais, é fundamental que você compre o aparelho de uma empresa de confiança e que forneça todas as informações necessárias na hora da compra.

E essa empresa, com certeza, é a Maconequi!

Afinal, desde 1977 somos referência na distribuição de materiais médicos hospitalares e odontológicos, oferecendo um atendimento personalizado e com maior agilidade na entrega aos nossos clientes.

Atendemos diversos segmentos da área de saúde, comercializamos mais de 10 mil produtos, com preço de varejo e atacado e entregamos para todo o Brasil. 

Fale com um de nossos consultores para realizar o atendimento de acordo com a sua necessidade.

Deixar Um Comentário