Início>Cuidados com a saúde, Formação, Prevenção, Profissionais da Saúde>Descubra como identificar atraso cognitivo em um paciente

Descubra como identificar atraso cognitivo em um paciente

Nem sempre é fácil constatar o atraso cognitivo logo em um primeiro momento. Ao tentar identificar os sintomas, ele pode se confundir com as características de uma pessoa menos interativa, com natureza introvertida e reações incomuns a estímulos.

No entanto, existem algumas formas de identificar a condição — que tem como um de seus principais sintomas a dificuldade de raciocínio e compreensão — por meio de alguns sinais observados no paciente.

Você já sabe exatamente o que é atraso cognitivo e entende de quais sinais estamos falando? Para tirar as suas dúvidas sobre o tema e aprender a identificar esse atraso, continue a leitura do post!

O que é atraso cognitivo?

O atraso cognitivo, também conhecido como deficiência intelectual, ocorre quando a pessoa apresenta limitações em seu funcionamento mental. Tais limitações se revelam no desempenho de tarefas aparentemente básicas, como de comunicação, relacionamento interpessoal e cuidados pessoais. A deficiência intelectual é caracterizada pelo funcionamento cognitivo que não corresponde à média esperada, ou seja, está abaixo dos níveis considerados normais.

As causas do atraso cognitivo podem tanto ser genéticas — caso da Síndrome de Down — como não genéticas. Entre essas últimas, estão incluídas as complicações durante a gestação e problemas no parto e nascimento, como prematuridade, traumatismos e falta de oxigênio, além de outras condições que afetam a saúde, como sarampo, meningite, etc.

Como identificar o atraso cognitivo em um paciente?

Deficit na linguagem

O deficit na linguagem é um dos sintomas mais frequentes do atraso cognitivo. Ele pode ser percebido por meio das dificuldades do paciente em interagir e se comunicar, além de uma baixa capacidade de compreensão linguística.

Há também a questão do atraso na fala em crianças. Se o pequeno, até os 16 meses, não diz nenhuma palavra, é interessante fazer uma investigação a partir dessa observação. Embora nem todos os casos tenham como diagnóstico o atraso cognitivo, a avaliação de profissional especializado no desenvolvimento linguístico é essencial.

Pensamento desorganizado

No atraso cognitivo, a desorganização do pensamento é percebida por meio discurso do paciente. Ou seja, só é possível verificá-la quando essa pessoa fala. Ela pode mudar de um tópico a outro de forma desconexa ou responder ao que é perguntado de forma oblíqua.

Nesses casos, o indivíduo até começa a responder, mas logo se distancia da pergunta. Em seguida, faz associações sem relação com o assunto.

Dificuldade no raciocínio lógico

As dificuldades com o julgamento e raciocínio são dois sintomas comuns do atraso cognitivo. Com isso, podem ser afetados aspectos como regulamento das emoções, noções da passagem de tempo e de perigo, comportamento (com dificuldade de sustentar a atenção e a memória em situações cotidianas) etc.

Como foi possível perceber, a cognição envolve funções como comunicação, raciocínio, interpretação, memória, pensamento, linguagem… Dessa forma, quanto antes for identificado e diagnosticado o atraso cognitivo, melhor pode se tornar a performance do indivíduo devido às opções de tratamento disponíveis em cada caso.

E então, gostou de saber como identificar o atraso cognitivo? Caso tenha restado qualquer dúvida sobre o assunto, deixe agora mesmo o seu comentário no post. Vamos adorar conversar com você!

2 Comments

  1. Vanessa Santos 14/07/2020 em 08:18- Responder

    Meu filho desdos 3 anos nunca mostrou interesse de aprender nada , até hoje com 10 anos não sabe mastigar ele engole a comida sem mastigar as vezes quando eu cobro para ele mastigar ele joga a comida de um lado para o outro e engole mais não mastiga ,na escola ele nunca cópia o dever do quadro não consegue fazer os deveres não acompanha de jeito nenhum a turma , se vc ensinar hoje no dia seguinte vc passa o mesmo dever e ele não sabe fazer e nem lembra q fez o mesmo no dia anterior, a maioria das vezes ele coloca a blusa do lado errado ,se machuca toda hora , gosta de usar sempre a mesma roupa , se outra criança mandar ele fazer ele faz .,será esse um dos sintomas 0ara a DI?

    • Maconequi 14/07/2020 em 10:04- Responder

      Olá, Vanessa! Tudo bem?

      Aconselhamos que a senhora leve seu filho ao médico para fazer uma avaliação e descobrir se ele realmente tem algum problema e como cuidar disso, ok?

      Abraços!

Deixar Um Comentário