Descubra como identificar atraso cognitivo em um paciente

| | ,

Nem sempre é fácil constatar o atraso cognitivo logo em um primeiro momento. Ao tentar identificar os sintomas, ele pode se confundir com as características de uma pessoa menos interativa, com natureza introvertida e reações incomuns a estímulos.

No entanto, existem algumas formas de identificar a condição — que tem como um de seus principais sintomas a dificuldade de raciocínio e compreensão — por meio de alguns sinais observados no paciente.

Você já sabe exatamente o que é atraso cognitivo e entende de quais sinais estamos falando? Para tirar as suas dúvidas sobre o tema e aprender a identificar esse atraso, continue a leitura do post!

O que é atraso cognitivo?

O atraso cognitivo, também conhecido como deficiência intelectual, ocorre quando a pessoa apresenta limitações em seu funcionamento mental. Tais limitações se revelam no desempenho de tarefas aparentemente básicas, como de comunicação, relacionamento interpessoal e cuidados pessoais. A deficiência intelectual é caracterizada pelo funcionamento cognitivo que não corresponde à média esperada, ou seja, está abaixo dos níveis considerados normais.

As causas do atraso cognitivo podem tanto ser genéticas — caso da Síndrome de Down — como não genéticas. Entre essas últimas, estão incluídas as complicações durante a gestação e problemas no parto e nascimento, como prematuridade, traumatismos e falta de oxigênio, além de outras condições que afetam a saúde, como sarampo, meningite, etc.

Como identificar o atraso cognitivo em um paciente?

Deficit na linguagem

O deficit na linguagem é um dos sintomas mais frequentes do atraso cognitivo. Ele pode ser percebido por meio das dificuldades do paciente em interagir e se comunicar, além de uma baixa capacidade de compreensão linguística.

Há também a questão do atraso na fala em crianças. Se o pequeno, até os 16 meses, não diz nenhuma palavra, é interessante fazer uma investigação a partir dessa observação. Embora nem todos os casos tenham como diagnóstico o atraso cognitivo, a avaliação de profissional especializado no desenvolvimento linguístico é essencial.

Pensamento desorganizado

No atraso cognitivo, a desorganização do pensamento é percebida por meio discurso do paciente. Ou seja, só é possível verificá-la quando essa pessoa fala. Ela pode mudar de um tópico a outro de forma desconexa ou responder ao que é perguntado de forma oblíqua.

Nesses casos, o indivíduo até começa a responder, mas logo se distancia da pergunta. Em seguida, faz associações sem relação com o assunto.

Dificuldade no raciocínio lógico

As dificuldades com o julgamento e raciocínio são dois sintomas comuns do atraso cognitivo. Com isso, podem ser afetados aspectos como regulamento das emoções, noções da passagem de tempo e de perigo, comportamento (com dificuldade de sustentar a atenção e a memória em situações cotidianas) etc.

Como foi possível perceber, a cognição envolve funções como comunicação, raciocínio, interpretação, memória, pensamento, linguagem… Dessa forma, quanto antes for identificado e diagnosticado o atraso cognitivo, melhor pode se tornar a performance do indivíduo devido às opções de tratamento disponíveis em cada caso.

E então, gostou de saber como identificar o atraso cognitivo? Caso tenha restado qualquer dúvida sobre o assunto, deixe agora mesmo o seu comentário no post. Vamos adorar conversar com você!

Anterior

Afinal, qual a melhor forma de estudar semiologia médica?

Instrumentação cirúrgica: quais os principais cuidados que você deve ter?

Próximo

4 comentários em “Descubra como identificar atraso cognitivo em um paciente”

  1. Meu filho desdos 3 anos nunca mostrou interesse de aprender nada , até hoje com 10 anos não sabe mastigar ele engole a comida sem mastigar as vezes quando eu cobro para ele mastigar ele joga a comida de um lado para o outro e engole mais não mastiga ,na escola ele nunca cópia o dever do quadro não consegue fazer os deveres não acompanha de jeito nenhum a turma , se vc ensinar hoje no dia seguinte vc passa o mesmo dever e ele não sabe fazer e nem lembra q fez o mesmo no dia anterior, a maioria das vezes ele coloca a blusa do lado errado ,se machuca toda hora , gosta de usar sempre a mesma roupa , se outra criança mandar ele fazer ele faz .,será esse um dos sintomas 0ara a DI?

    Responder
    • Olá, Vanessa! Tudo bem?

      Aconselhamos que a senhora leve seu filho ao médico para fazer uma avaliação e descobrir se ele realmente tem algum problema e como cuidar disso, ok?

      Abraços!

      Responder
  2. Ola, meu filho tem dois anos, fala muito pouco só pequenas palavras, me preocupo muito pq na gravidez, ele teve tumores no coração, será que isso causou alguma deficiência? Mas até então ele é totalmente normal, só não fala .

    Responder
    • Olá, Adriana!

      Você pode procurar uma fonoaudióloga para ajudá-lo nessa questão da fala, mas seria interessante primeiro entender o motivo pelo qual ele não fala.

      Responder

Deixe um comentário