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Atividades de coordenação motora: Top 5 que você precisa conhecer

Por |2020-02-03T10:40:14-03:0027/10/2018|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|0 Comentários

Quer conhecer 5 atividades de coordenação motora? Basta seguir este post até o final!

Para se movimentar, nosso corpo precisa que o cérebro dê a ordem e que nossos músculos a cumpram com perfeição. No entanto, algumas pessoas têm dificuldade em controlar seus movimentos para que eles sejam realizados corretamente, dificultando a realização de tarefas do cotidiano. Se você ou alguém da sua família é constantemente taxado como desastrado, saiba que as atividades de coordenação motora podem ajudar bastante.

Normalmente, o trabalho da motricidade é restrito a crianças. Entretanto, treinar o equilíbrio e a coordenação melhora a qualidade de vida de pessoas de todas as faixas etárias, inclusive daquelas que não apresentam desordens psicológicas ou neurológicas que justificam as dificuldades motoras.

1. Caminhar em diferentes direções

Se você gosta de se exercitar ao ar livre, não pode deixar essa atividade de fora. Não estamos falando de uma caminhada simples, mas de um exercício em que você deve alterar a direção do movimento periodicamente. Estipule um número de passos e ande para frente. Em seguida, vá para trás e, por fim, para os lados.

Os membros superiores devem acompanhar o movimento, mas não da maneira tradicional. Aproveite para dobrar e esticar os braços, estendê-los para a frente ou para os lados, ou improvisar um gesto diferente.

2. Caminhar em linha reta

Andar na linha é uma brincadeira de criança muito praticada em escolas, mas os adultos também podem se beneficiar dessa atividade que contribui para melhorar o equilíbrio e prevenir quedas.

Realizá-la é muito simples. Basta encontrar um espaço com uma linha de cerca de 5 metros marcada no chão — pode ser a marca do rejunte entre os pisos da sala. Aí, é só caminhar sobre essa linha colocando um pé após o outro, abrindo os braços para manter o equilíbrio. Ao chegar no final, você pode voltar realizando o movimento de costas.

3. Equilibrar-se em um pé só

Esse exercício deve ser feito próximo a uma parede ou cadeira firme para que você tenha um apoio em caso de desequilíbrio. Comece de pé com os dois pés juntos e deslize um deles pela outra perna, apontando o joelho para frente ou para o lado.

Segure a posição por cerca de 20 segundos com os olhos abertos e, em seguida, feche os olhos e conte mais alguns segundos. Abaixe o pé e recomece com o outro. Faça 4 repetições com cada perna.

4. Nadar

A natação mexe com todas as partes do corpo, que precisam trabalhar de forma coordenada para que o movimento seja bem executado. Dessa forma, a atividade melhora a coordenação e fortalece os músculos, contribuindo para aumentar a agilidade nas tarefas do dia a dia.

Aposte em diversos estilos de natação, prestando atenção em cada movimento. Quando praticado com regularidade, esse exercício é ótimo para melhorar o condicionamento físico e a resistência.

5. Pular corda

Outra brincadeira de criança que ajuda pessoas de todas as idades. Esse exercício traz diversos benefícios, entre eles:

  • Melhora o condicionamento físico;
  • Desenvolve a capacidade de movimentação;
  • Trabalha a atenção;
  • Fortalece diversos músculos.

Trata-se, portanto, de uma atividade completa e muito divertida. Para praticar, você só precisa de uma corda (com cerca de 1 metro a mais do que a sua altura), espaço para pular e um tênis para absorver os impactos e evitar lesões musculares. Entretanto, por ser um exercício intenso, é preciso buscar orientação médica antes de realizá-lo.

Viu quantas atividades de coordenação motora podem ser feitas? Os 5 exercícios citados aqui devem ser praticados regularmente para que a melhora nas habilidades motoras seja efetiva. Irão trazer mais segurança para o cotidiano, tornando as tarefas do dia a dia mais fáceis.

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