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Praticar atividades ao ar livre? Veja estas 4 ótimas sugestões!

Por |2019-12-23T14:18:18-03:0021/06/2018|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|0 Comentários

Com tantas responsabilidades na rotina, como trabalho, casa e filhos, é fácil descuidar da saúde. As consequências são implacáveis: estresse, cansaço, dores e doenças. Mas, que tal fugir desses problemas e cuidar da sua saúde praticando atividades ao ar livre?

Academia não é a melhor opção para todas as pessoas e, ainda que você goste de malhar, vale a pena complementar com treinos em meio à natureza. As vantagens são muitas: é barato, dá pra levar a família junto, é relaxante, acaba com o sedentarismo e seus males e não demanda muito tempo.

Confira a seguir os benefícios e algumas dicas de atividades para começar agora mesmo!

Os benefícios da prática regular de atividades físicas

  • aumenta a disposição;
  • amplia o condicionamento;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • protege contra diabetes e doenças cardíacas;
  • melhora a qualidade do sono;
  • mantém o peso controlado;
  • diminui o estresse;
  • protege contra depressão;
  • proporciona bem-estar mental.

As melhores atividades ao ar livre

1. Yoga

Muitos parques, praias e praças contam com turmas regulares de yoga. Essa é uma atividade ideal para trabalhar corpo e mente ao mesmo tempo. E o melhor, é indicada para pessoas de todas as idades. Você só precisa de um tapetinho para yoga, pés descalços, mente aberta e, é claro, a orientação de um profissional.

Entre os benefícios estão aumento da força e flexibilidade, melhora na postura, relaxamento, equilíbrio do peso, autoconhecimento, paz interior e bem-estar.

2. Corrida

Quem começa a correr nunca mais quer parar. Essa prática tem uma alta produção de endorfina, substância que proporciona sensação de prazer e alegria. Para sair do sedentarismo rumo às maratonas, vale começar com caminhadas leves e ir acrescentando alguns minutos de corrida até se acostumar.

Você só precisa de roupas leves e confortáveis, um tênis que absorva impacto e uma boa playlist no celular para animar o trajeto.

Entre os benefícios da corrida podemos destacar que ela pode ser praticada em vários locais e horários, previne osteoporose, reduz os níveis de colesterol, fortalece a função cardiorrespiratória e alivia o estresse.

3. Ciclismo

Muitas crianças sonham em ter uma bicicleta e quando esse desejo se realiza surge a vontade de nunca mais parar de pedalar. No entanto, as responsabilidades da vida adulta, muitas vezes, diminuem toda essa motivação.

Mas nunca é tarde para recomeçar! O ciclismo é um exercício físico repleto de vantagens: vale levar toda a família para o parque aos finais de semana, você pode deixar o carro em casa e economizar enquanto ganha saúde, e, ainda, dá para viajar e conhecer uma nova cachoeira a cada feriado.

A prática do ciclismo fortalece os músculos, dá mais energia, e por isso, evita o cansaço constante, combate artrite e ajuda a emagrecer.

4. Patinação

Outra atividade com cheiro de infância é a patinação. Assim como o ciclismo, é possível reunir toda a família, mas, por outro lado, você vai precisar de menos espaço livre e até mesmo as praças próximas à sua casa podem ganhar um novo significado.

Patinar apresenta menos impacto para as articulações se compararmos com a corrida sem, no entanto, perder as vantagens. A patinação estimula o equilíbrio, fortalece todo o corpo, é divertido e proporciona bem-estar.

Agora que você já conhece a importância das atividades ao ar livre, é só escolher a sua favorita e começar!

Se você gostou das dicas e tem alguma experiência com exercícios ao ar livre para compartilhar, então deixe o seu comentário neste post.

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