Atividade física: quais são os benefícios para a minha saúde?
>>>Atividade física: quais são os benefícios para a minha saúde?

Atividade física: quais são os benefícios para a minha saúde?

Por |2019-12-26T11:10:14+00:0002/01/2018|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|0 comentários

São inúmeros os benefícios da atividade física. Quem adota esses hábitos no dia a dia pode ter a certeza de estar tomando uma ótima decisão a curto e longo prazo.

Os benefícios de manter-se ativo vão além do corpo. Os exercícios físicos, mesmo os praticados em casa, também são bons para a mente. Sua prática regular faz com que nossa cabeça trabalhe melhor durante o dia. Que tal saber mais alguns pontos importantes de se manter em movimento?

O post a seguir mostrará como pode ser fundamental para saúde adotar uma atividade física no cotidiano. Continue a leitura e confira!

A atividade física ajuda no fortalecimento muscular

É comum que com o passar do tempo os músculos que dão sustentação ao corpo percam sua resistência, o que pode ocasionar quedas e constantes dores. Entretanto, é possível reduzir esses problemas.

A prática de atividades físicas expõe os músculos a um esforço que funciona como um desenvolvimento das áreas, ajudando no fortalecimento. Isso tem influência direta na sustentação, além de promover maior resistência para caminhadas e compromissos comuns do cotidiano.

Previne a osteoporose

Envelhecer traz consequências naturais para os ossos. A tendência é que eles diminuam a capacidade de regenerar a sua composição, o que faz com que fiquem consequentemente mais fragilizados. A osteoporose é resultado dessa deficiência. Ela causa uma espécie de esfarelamento dos ossos, resultando em lesões e fraturas mesmo  quando não há impactos significativos.

A prática de exercícios físicos é altamente importante para a recuperação da massa óssea. Ou seja, as atividades são ótimas para o controle da osteoporose, principalmente nas mulheres, em quem a incidência dessa doença é maior.

Queima de calorias

A obesidade é uma questão de saúde pública. No Brasil, ela cresceu 60% nos últimos 10 anos, o que serve para ligar o sinal de alerta em toda a sociedade. Com a idade chegando, é natural que o metabolismo funcione de forma menos intensa. Uma das consequências disso é o ganho de peso, principalmente em pessoas sedentárias, que não têm o costume de fazer exercícios físicos.

A melhor forma de combater isso é justamente se mantendo ativo. O controle do peso é um dos principais benefícios da atividade física. Aliada a uma dieta saudável, ela é a principal responsável pela queima de calorias.

Controle de doenças específicas

O processo em que o corpo entra durante a prática de exercícios pode ser muito benéfico para uma série de funções do organismo. Isso tem influência diretamente no controle de doenças que precisam da otimização dessas funções. A aceleração do metabolismo é o fator responsável por isso.

Pessoas que sofrem com diabetes, asma e doenças cardiovasculares são os principais beneficiados pela prática das atividades físicas. Eles conseguem conviver melhor com essas doenças quando mantêm o corpo em movimento.

É importante sempre consultar um médico especialista para saber se você está apto para realizar algum exercício, independentemente da sua idade. Desse modo, os benefícios da atividade física podem ser colhidos e aproveitados da melhor forma possível!

Gostou do post? Já que estamos falando sobre saúde, que tal saber melhor como medir a pressão arterial?

Deixe seu comentário