Se você convive com idosos, provavelmente já ouviu algum deles reclamar das dores que a artrite causa às articulações. Apesar de ser uma doença conhecida, nem todo mundo sabe a fundo como essas inflamações acontecem.

Mas, afinal, o que é artrite?

Artrite é o nome que se dá um grupo de inflamações diferentes que acontecem nas articulações, causando dores e limitando os movimentos. Em alguns casos, ela também pode causar deformidades. Atinge principalmente pessoas com mais de 60 anos, mulheres e que estejam acima do peso.

Ainda que a doença não tenha cura, isso não significa que as pessoas precisam viver com as dores. Além disso, apesar de a degeneração da cartilagem ser um processo natural do corpo — como acontece na osteoartrite — é possível se prevenir.

Neste artigo você vai descobrir os tipos de artrite, conhecer os sintomas, causas e tratamentos e por que é importante procurar um médico. Confira!

Quais são os principais tipos de artrite?

Artrite Reumatoide

Esse tipo de artrite é caracterizada como uma doença autoimune e atinge adultos de qualquer idade. Ela afeta músculos, tendões e articulações. Os principais sintomas são o inchaço, dor e vermelhidão.

Artrite Gotosa

Também conhecida como gota, a artrite gotosa costuma afetar homens com ácido úrico alto. Quando os microcristais desse ácido se acumulam nas articulações, há uma inflamação. A doença afeta dedos, cotovelos, tornozelos e joelhos.

Osteoartrite

A osteoartrite é o tipo mais comum da doença e é um processo natural do corpo. Com a idade, o colágeno das cartilagens das articulações se deteriora e o ossos começam a “encostar” um no outro, causando dor. De acordo com Organização Mundial da Saúde, 18% das mulheres com mais de 60 anos têm a doença.

Artrite piogênica

Esse é um dos tipos mais graves da inflamação, porque ela é causada por bactérias. Por isso, o tratamento precisa ser iniciado com urgência. As principais bactérias que atingem as articulações são Staphylococcus aureus e a Nisseria gonorrhoeae.

Qual é a diferença entre artrite e artrose?

Apesar de estar na lista dos tipos de artrite, a osteoartrite é, na verdade, o que chamamos de artrose. Na lista anterior, você deve ter reparado que ela é o único tipo de artrite que acontece devido à degeneração da cartilagem. Nos outros casos, o que há é uma inflamação.

Em outras palavras, a artrose “afina” esses tecidos que amortecem e permitem a movimentação dos ossos.

Quais são os sintomas e as causas da artrite?

Os sintomas da artrite são dores e “quentura” nas articulações, dificuldade de movimentação e inchaço. Em alguns casos, a região também pode ficar avermelhada.

Como cada tipo de artrite tem uma causa, a lista dos fatores que geram essas inflamações é grande. Excesso de peso, ácido úrico elevado, movimentos repetitivos, traumatismos, infecções e o fator genético podem desenvolver a doença.

É importante procurar um médico caso você sinta dores nas articulações para que haja um diagnóstico correto do tipo de artrite.

Qual é o melhor tratamento para a doença?

A artrite não tem cura, mas pode ter seus sintomas atenuados com o uso de anti-inflamatórios, analgésicos, exercícios físicos, fisioterapia e até com chás naturais e alimentação rica em colágeno e antioxidantes.

Uma das grandes vantagens da fisioterapia é que ela pode ajudar a recuperar a movimentação e a flexibilidade das articulações. Os exercícios físicos atuam de forma parecida. Alongamentos ajudam a manter a amplitude dos movimentos e treinamento de força com pesos leves fortalece os músculos ao redor da inflamação.

Além dos remédios, acompanhamento médico e fisioterápico, é válido procurar um nutricionista que possa fazer uma dieta focada no problema. Alimentos como caldo de ossos, que tem bastante colágeno, e frutas com antioxidante ajudam a diminuir as dores da inflamação.

Em casos mais graves, médicos podem recomendar uma cirurgia para a recuperação da cartilagem.

Agora que você já sabe o que é artrite, fica mais fácil de se prevenir. Com exercícios físicos, alimentação saudável e atenção ao que nosso corpo está querendo dizer, a artrite pode ser evitada e tratada. Se você convive com idosos, não deixe de perguntar e observar se eles têm dores ou problemas de movimentos. Com o diagnóstico precoce, a qualidade de vida de quem tem a inflamação fica bem melhor.

O que acha de continuar aprendendo sobre a nossa saúde? Confira mais um de nossos posts e conheça as principais causas e tratamentos para a dor no calcanhar!