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Aprenda a como se cuidar após fazer exercícios para evitar lesões

Se você gosta de se exercitar ou malhar bastante, é importante aprender como se cuidar após fazer exercícios para evitar lesões. Isso porque é comum treinar demais, enfraquecer os músculos e acabar com machucados significativos.

Existem muitas lesões bem comuns que podem vir depois da prática de exercícios físicos, como problemas nos músculos, joelhos, lombar e ombros. Por isso, é essencial se prevenir para poder não cometer essas lesões.

Quer aprender como se cuidar após fazer exercícios para evitar lesões? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como se cuidar após fazer exercícios para evitar lesões

Veja abaixo algumas dicas simples que vão ensinar como se cuidar após fazer exercícios para evitar lesões. São alguns cuidados simples, que você pode começar a tomar agora mesmo!

Use os suplementos corretos

A prevenção das lesões após um treino depende muito dos cuidados com descanso, alimentação e, claro, os suplementos corretos tomados após a prática esportiva. Por exemplo, um suplemento útil é a maca peruana.

Ela tem algumas propriedades muito úteis que ajudam no estímulo de produção hormonal, que ajudam nos níveis de energia, resistência e redução da fadiga e do cansaço. Com isso, a maca ajuda bastante na recuperação muscular também, o que é útil na hora de descansar após o treino.

Existem muitos outros suplementos que podem ajudar bastante na sua recuperação, especialmente aqueles que recuperam o nível de sódio nos músculos, o que previne o aparecimento de cãibras.

Perceba os sinais do seu corpo

O corpo é um organismo que sabe como avisar e informar quando há algo errado. Por isso, preste atenção nos sinais que você sentir em seu corpo. Por exemplo, sentiu uma dor ao puxar a barra? Então espere, veja bem de onde ela veio e não repita o exercício.

 É claro que sentir dor é normal, mas apenas aquela natural dos exercícios. As dores anormais devem ser tratadas com cuidado. O ideal é conversar com um personal trainer da academia ou algum treinador para ver a situação e evitar que ela se intensifique.

Use os equipamentos corretos

Muitas das lesões de quem malha ou se exercita regularmente vem de não usar os equipamentos corretos durante a prática dos exercícios, especialmente os tênis. Não é qualquer tênis que ajuda na prática de uma atividade física. Portanto, use os equipamentos corretos de modo a se proteger de danos e impactos dos treinos.

Faça o alongamento correto

É normal se alongar antes de iniciar a prática esportiva. Mas e depois? Você também se alonga? Se não, então é hora de mudar a situação e adicionar um pouco de alongamento depois de terminar de treinar.

Esse alongamento após a prática esportiva é necessária porque os seus músculos sofreram vários danos durante os exercícios e podem estirar porque ficam muito tensos. O alongamento ajuda a voltá-los ao normal, o que torna mais fácil a recuperação e reduz bastante o risco de lesão.

Descanse adequadamente

Por mais importante que isso seja (e por mais falado que seja), ainda existem muitas pessoas que pulam os períodos corretos de descanso. Pode ser que as pessoas simplesmente queiram resultados mais rapidamente ou não consigam se segurar, mas logo depois de um treino puxado, elas aparecem na academia para uma segunda dose.

Para evitar lesões, é essencial evitar forçar o músculo enquanto ele está descansando. Assim, siga as orientações dos profissionais e dê o tempo necessário para o músculo descansar e se recuperar.

E aí, aprendeu como se cuidar após fazer exercícios para evitar lesões? Fora essas dicas, o essencial é se manter muito bem hidratado (lembre-se de que a hidratação ajuda a eliminar o dióxido de carbono que é criado quando as células dos músculos respiram) e de ter uma boa alimentação com proteínas e carboidratos pós-treino (frango, batata-doce e iogurte são os melhores).

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