Início>Profissionais da Saúde>Equipamentos>Conheça os principais aparelhos para a faculdade de Fisioterapia

Conheça os principais aparelhos para a faculdade de Fisioterapia

Por |2019-12-23T10:00:02-03:0023/11/2018|Equipamentos, Profissionais da Saúde|0 Comentários

A atuação como fisioterapeuta exige a união entre conhecimentos teóricos e práticos. É preciso entender como funciona o corpo humano, além de compreender como se executam as atividades motoras. Para o estudo, é essencial estar preparado e ter os principais aparelhos para a faculdade de fisioterapia adequados.

Esses equipamentos para fisioterapia ajudam a fixar conceitos e garantem experiência e habilidade para o cuidado com pacientes. Para não deixar nenhum item de fora, é essencial conhecer quais são os mais importantes.

Quer descobrir quais são eles? Então, conheça alguns dos aparelhos para a faculdade de fisioterapia!

Kit para teste de sensibilidade

Para que o tratamento seja eficiente, é essencial que o fisioterapeuta saiba fazer diagnósticos e indicações. Nesse sentido, um elemento indispensável é o kit de teste de sensibilidade.

Formado por tubos coloridos de nylon com diferentes espessuras, ele exerce forças variadas sobre a pele. Assim, é possível saber o grau de sensibilidade em determinadas áreas e entender se há problemas causados pela diabetes ou pela circulação, por exemplo. A partir da análise, fica mais fácil definir qual é o melhor caminho a seguir.

Bolas tonificadoras

As bolas tonificadoras são excelentes equipamentos para a prática de certos exercícios. Elas podem ser usadas em abdominais e até em atividades de reabilitação muscular.

O peso delas garante que os músculos sejam fortalecidos, sem causar lesões. Esses aparelhos para fisioterapia são indicados para os casos de quem passou por uma cirurgia ou procedimento, ou para quem precisa recuperar ou ampliar os movimentos.

Disco de equilíbrio

Feito com material especial, o disco de equilíbrio é achatado e exige bastante concentração e uso correto do organismo. Para os pacientes, é uma forma de melhorar a coordenação motora, a estabilidade corporal e o equilíbrio.

O fisioterapeuta deve contar com esse equipamento para realizar diversas atividades, como agachamentos, flexões e outras etapas com os pacientes. Assim, há um desenvolvimento em vários grupos musculares, bem como a sua reabilitação e tonificação.

Faixa elástica

O fisioterapeuta é o profissional mais indicado para recomendar e fazer a aplicação de faixas elásticas. Esses aparelhos para fisioterapia exercem uma tensão em certas áreas do corpo e ajudam a garantir vários efeitos.

Na lombar, como na forma de cinta, auxiliam a corrigir a postura. Também servem para prevenir lesões, dar mais resistência e otimizar treinos funcionais. Como o profissional conhece as características e as necessidades do corpo humano, consegue estabelecer o uso adequado.

Exercitador respiratório

A fisioterapia é realizada com diversos objetivos. No caso da atuação respiratória, a principal intenção é recuperar os movimentos respiratórios e obter um bom funcionamento do sistema.

Um equipamento que não deve faltar para o profissional é o exercitador respiratório. Por meio de uma mangueira, o paciente tem de fazer com que as pequenas bolas subam com o movimento de respiração. Isso ajuda a fortalecer a musculatura, além de diminuir a sensação de cansaço e mudar o padrão respiratório.

Além desses, há outros aparelhos para fisioterapia que são essenciais para a faculdade. Ao ter o conjunto adequado, é possível atuar de forma a garantir mais conhecimento e melhor atendimento.

Para fazer uma aquisição de qualidade, entre com contato com a Maconequi e descubra como podemos ajudar.

Deixar Um Comentário