Início>Profissionais da Saúde>Equipamentos>Aparelhos médicos: 4 equipamentos que cuidadores devem ter

Aparelhos médicos: 4 equipamentos que cuidadores devem ter

Por |2019-12-23T11:33:37-03:0029/09/2018|Equipamentos, Profissionais da Saúde|0 Comentários

Entre as funções desempenhadas por um cuidador, estão o monitoramento das condições de saúde, a companhia, que pode fazer diferença no humor dos idosos, e a assistência rápida em caso de emergências ou acidentes.

Socorrer um idoso rapidamente e de forma adequada pode fazer muita diferença na vida e na recuperação dele. Como, nessa idade, a saúde é mais instável, é importante contar com aparelhos médicos que permitam acompanhar seu estado e auxiliá-lo no cuidado do dia a dia.

Se você tem pais idosos, sabe que um aparelho de medir a pressão arterial e um kit de primeiros socorros precisam estar sempre à mão. Quando há necessidade de contratar um cuidador, esses aparelhos trazem muito mais qualidade ao trabalho.

Neste artigo, você vai conhecer os 4 principais aparelhos médicos para que um cuidador possa atuar da melhor forma com os idosos da sua família. Confira:

1. Kit de primeiros socorros

Um kit de primeiros socorros deve conter alguns itens básicos. Como aqueles para fazer curativos, mas também medicamentos, pomadas e recursos que o idoso mais utiliza. Por isso, vale a pena montar um kit personalizado.

Os materiais para curativo envolvem gaze, algodão hidrófilo, esparadrapo e algum antisséptico. Se você preferir comprar curativos prontos, existem ótimas opções, com substâncias que absorvem a secreção de machucados e favorecem a cicatrização. Para tratar feridas e escaras, o soro fisiológico também é importante para fazer higienização.

No kit, você também pode colocar uma tesoura, luvas descartáveis, pinça e termômetro. Uma dica é escolher uma caixa transparente, que permita a visualização dos produtos mesmo fechada.

2. Monitor de pressão arterial

A hipertensão arterial é uma das doenças mais comuns nos idosos porque o envelhecimento deixa as artérias mais rígidas, o que demanda mais pressão sanguínea para o sangue fluir melhor. Você já deve ter percebido que a taxa de pressão normal para os idosos é mais alta do que a de um adulto.

Mesmo sem apresentar sintomas, é importante acompanhar a pressão arterial dos idosos pelo menos uma vez ao dia. Por isso, um bom aparelho para medir pressão está na lista do que um cuidador precisa ter. A maioria dos modelos eletrônicos indica, inclusive, os batimentos cardíacos.

3. Medidor de glicose

Acompanhar as taxas de glicose no sangue dos diabéticos também é uma tarefa comum dos cuidadores de idosos. Assim como a hipertensão, com a idade é comum desenvolvermos diabetes.

É importante acompanhar os níveis com um medidor de glicose porque aqueles pacientes que precisam aplicar insulina, geralmente os que têm o tipo 1, usam o nível de glicose como parâmetro para aplicar a quantidade certa de hormônio.

Além disso, acompanhar a glicose tem um efeito educativo, . O paciente deve perceber como é importante acompanhar suas taxas e evitar crises de glicemia.

4. Oxímetro

Apesar de pouco conhecido, o oxímetro é um ótimo aparelho para verificar a quantidade de oxigênio no sangue de uma pessoa. Ele consegue medir a saturação da oxiemoglobina, que considerada um parâmetro adequado para conhecer o oxigênio arterial.

Essa verificação é recomendada no pós-operatório de cirurgias, depois de exames médicos específicos e de acordo com a indicação de um médico. Além da leitura da oxigenação, o oxímetro consegue indicar os batimentos cardíacos com precisão.

Neste artigo, você conheceu os principais aparelhos médicos necessários para um cuidador de idosos trabalhar com qualidade. Um kit de primeiros socorros e um medidor de pressão arterial, por exemplo, permitem socorro rápido em caso de emergências.

Gostou das nossas dicas? Entre em contato com a Maconequi e conheça nossos produtos!

Deixar Um Comentário