Início>Cuidados com a saúde>Produtos para Saúde>Você sabe qual aparelho ideal para medir pressão arterial?

Você sabe qual aparelho ideal para medir pressão arterial?

Por |2020-10-07T16:19:54-03:0018/01/2019|Cuidados com a saúde, Produtos para Saúde|0 Comentários

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 36 milhões de brasileiros têm hipertensão — a estimativa, inclusive, é de que aproximadamente 30% da população geral com mais de 40 anos apresentem a condição. Dessa forma, é importante medir a pressão arterial ao menos uma vez por ano, e quem já sofre com a doença deve fazê-lo com mais frequência, seguindo a determinação de um médico.

É também fundamental que a medição seja feita com um bom aparelho para medir pressão arterial. Mas como adquirir o ideal? Neste post, falaremos um pouco mais sobre o assunto e daremos dicas importantes para ajudá-lo em sua escolha. Vamos lá?

Aparelhos para medir pressão arterial

Existem diversas marcas e modelos de aparelho para medir pressão arterial. Por isso, é importante conhecê-los e entender qual é o melhor para cada situação. Entre os principais, podemos citar:

  • de pulso — recomendado para se ter em casa, é de fácil uso e transporte, além de medir a pressão tradicional e a frequência cardíaca;
  • de braço automático — também ideal para ter em casa por ser automático e, consequentemente, de fácil uso;
  • semiautomático — permite medições muito rápidas e confiáveis da pressão arterial sistólica e diastólica, bem como da frequência cardíaca por meio do método oscilométrico de medição.
  • aneróide — mede a pressão arterial através de um sistema de compressão da artéria braquial. Usado especialmente em hospitais e clínicas, já que sua manipulação requer prática e experiência.

Como escolher o aparelho ideal para medir pressão arterial

Mostramos acima que existem vários tipos de aparelho para medir pressão arterial. Para escolher o melhor, é preciso identificar primeiramente as suas necessidades. Para uso em casa, por exemplo, não é recomendado o uso dos aneroides, comumente encontrados em hospitais. Por outro lado, os aparelhos eletrônicos validados (ou seja, testados por entidades especializadas) são os ideais nesse sentido, já que reduzem as chances de erros na interpretação das medidas.

Existem também aqueles aparelhos que conseguem aferir a pressão arterial nos dedos. No entanto, esses não apresentam resultados confiáveis e não devem ser utilizados com frequência, sobretudo em casos de pacientes com hipertensão. Isso porque a pressão nas extremidades é diferente daquela do resto do corpo.

Por fim, é necessário destacar que todos os aparelhos de medir pressão arterial precisam ser validados previamente pelos protocolos estabelecidos, além de verificados e calibrados uma vez por ano. Isso pode ser feito, de preferência, nos locais indicados pelo Inmetro e em dependências dos órgãos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – RBMLQ (IPEMs – Institutos de Pesos e Medidas Estaduais).

Como você pode perceber, medir a pressão arterial é fundamental tanto para o diagnóstico da hipertensão, quanto para o acompanhamento adequado dos pacientes hipertensos. Para obter os resultados mais precisos, contar com um bom aparelho de pressão é imprescindível. Existem diversos modelos, ideais para cada tipo de situação — basta optar por aquele que mais se adequa às suas necessidades.

Gostou das dicas do post e quer escolher o aparelho para medir pressão arterial ideal? Temos os melhores em nosso site. Acesse e confira!

Deixar Um Comentário