Aparelho de pressão digital: como funciona? Entenda agora!
>, Produtos para Saúde, Sem Categoria>Aparelho de pressão digital: como funciona? Entenda agora!

Aparelho de pressão digital: como funciona? Entenda agora!

Elaborado com tecnologia de alta qualidade, o aparelho de pressão digital entrou no mercado trazendo grandes benefícios e facilidades aos seus usuários.

Também conhecida como pressão alta, a hipertensão é uma doença crônica silenciosa. Na maioria das vezes, a doença só é descoberta quando já existem problemas em órgãos vitais. O estilo de vida com estresse, maus hábitos alimentares, sedentarismo e obesidade, são alguns fatores que aumentam os casos de hipertensão. A única maneira de saber se a pessoa apresenta o problema, é aferindo sua pressão regularmente.

Como surgiu o aparelho de pressão?

Umas das maneiras de aferir a pressão arterial é com o aparelho de pressão digital. Samuel Siegfried Karl Ritter Von Basch, em 1881 inventou o aparelho. E em 1896, o médico italiano Scipione Riva-Rocci desenvolveu uma versão mais fácil. Só em 1901, Hervey Cuching modernizou o aparelho e o tornou conhecido dentro da comunidade médica.  

Qual é o melhor aparelho de pressão: digital ou analógico?

Quem não possui conhecimento técnico sobre os aparelhos pode ter dificuldade ao fazer o uso de um aparelho de pressão analógico. O dispositivo ideal para realizar o procedimento em casa é o digital, pois são muito mais fáceis de manusear.Existem dois tipos de braçadeiras nos medidores digitais:

  1. a que se encaixa no pulso
  2. a que fica acopladas no braço, exatamente como são feito no esfigmomanômetro.


Como funciona o aparelho de pressão digital?

O aparelho de pressão possui um sistema para compressão da artéria braquial. É composto por uma bolsa inflável de borracha de formato laminar que é envolvida por uma capa de tecido (braçadeira), conectado a uma bomba de ar (pera), que é acoplada a um visor com ponteiro que tem a finalidade de insuflar a bolsa pneumática.

Como usar o aparelho para pulso

  1. Deve-se colocar o aparelho no pulso com o monitor virado para o corpo ou apoiando o cotovelo na mesa, com a palma da mão voltada para cima

  1. Aperte o botão  e espere que a leitura da pressão arterial seja feita.

 

OBS: Este aparelho não deve ser usado em todos os casos. Em situações como aterosclerose, idoso e obeso, pode haver oscilação devido à dificuldade de identificar a pulsação arterial.  

Como usar o aparelho para braço?

  1. Deve-se colocar a braçadeira do aparelho a 2 cm acima da dobra do braço, apertando-a, de forma que o fio da braçadeira fique por cima do braço.
  2. Depois apoie o cotovelo na mesa e deixe a palma da mão virada para cima
  3. Ligue o aparelho e espere até que ele faça a leitura da pressão arterial.

OBS: Alguns aparelhos digitais possuem uma bomba, nesses aparelhos, deve-se apertar a bomba até os 180 mmHg para encher a braçadeira e esperar faça a leitura.[

aparelho de pressão digital

Entenda os números do aparelho de pressão digital

No visor do aparelho aparecem as seguintes informações:

  • SIS (Pressão Sistólica) sempre com três dígitos;
  • DIA (Pressão Diastólica) sempre com dois dígitos;
  • PUL (Frequência Cardíaca) também com dois dígitos

Confira outros modelos de aparelho de pressão digital em: Maconequi.com.br

Deixe seu comentário