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Confira 20 alimentos que ajudam a abaixar a pressão arterial

Os alimentos que ajudam a abaixar a pressão arterial dividem-se em quatro grupos principais: os antioxidantes; os hipotensores; os ricos em fibras; e os ricos em potássio. Esses grupos possuem propriedades distintas que ajudam, cada um à sua maneira, a manter a pressão sobre controle. 

Os antioxidantes, por exemplo, protegem as células sadias do organismo; enquanto os hipotensores atuam na diminuição da pressão sanguínea ao estimular a eliminação do sódio. 

Já os alimentos ricos em fibras têm bastante magnésio, substância que ajuda a diminuir a retenção de líquidos e melhora a dilatação e circulação dos vasos sanguíneos; e os ricos em potássio contribuem para uma melhoria da elasticidade das artérias.

A hipertensão (pressão alta) acontece quando a pressão do sangue nas artérias aumenta de uma forma anormal por um longo período de tempo. Ao verificar a pressão arterial, o ideal é que os valores não ultrapassem a faixa de 12 por 8, já que os valores iguais ou a partir de 13 por 9 já são considerados pressão alta.

Confira agora a lista com 20 alimentos que ajudam a abaixar a pressão arterial:

1. Alho

O alho contém substâncias que contribuem para a diminuição da pressão. A melhor forma de consumi-lo é cru.

2. Berinjela

Assim como o alho, a berinjela possui substâncias antioxidantes que controlam e reduzem o acúmulo de colesterol e de triglicerídeos na corrente sanguínea.

3. Banana

Falou em consumir alimentos ricos em potássio, falou em banana. A fruta realmente é ótima para controlar a pressão, além de liberar hormônios ligados ao bem-estar e ajudar a relaxar os músculos.

4. Abacate

Quando consumido com moderação e puro, sem complemento de açúcar, por exemplo, o abacate é rico em potássio e ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL). A fruta também é rica em vitaminas A e E, que têm função antioxidante.

5. Água de Coco

A água de coco natural é rica em potássio, o que contribui para a redução do inchaço. Como característica extra, essa bebida ainda tem um grande poder de hidratação.

6. Espinafre

O espinafre possui uma grande quantidade de potássio. As folhas verde-escuras em geral são conhecidas por conter propriedades benéficas na prevenção de diversas doenças, inclusive câncer.

7. Clara de Ovo

A clara de ovo contém uma substância que bloqueia a produção de uma enzima responsável pelo aumento de pressão, além de conter proteínas que exercem um efeito de vasodilatação (um processo de dilatação dos vasos sanguíneos consequente do relaxamento do músculo liso presente na parede dos vasos).

8. Farelo de Trigo

Grãos e cereais em geral são alimentos que ajudam a baixar a pressão por causa de suas fibras, que reduzem a absorção das gorduras pelo organismo, mas o farelo de trigo se destaca por também oferecer boas quantidades de magnésio, zinco e vitaminas do complexo B, que contribuem para a dilatação dos vasos sanguíneos.

9. Melancia

Além de ajudar na eliminação de líquidos em excesso, a melancia é rica em citrulina, substância que ajuda na remoção de amoníaco e outras toxinas encontradas no sangue, além de também exercer um efeito de relaxamento nas paredes dos vasos sanguíneos.

10. Salmão

Rico em potássio e ômega 3, o salmão protege o organismo contra doenças cardiovasculares e equilibra os níveis de colesterol bom e ruim.

11. Semente de abóbora

A semente de abóbora, além de ser rica em potássio, também potencializa os remédios para pressão alta. A semente torrada pode ser usada como aperitivo, substituindo o amendoim salgado, por exemplo.

12. Suco de beterraba

A beterraba é um dos alimentos que apresentam melhor resposta na redução dos níveis de pressão arterial, especialmente quando consumida na sua forma crua, seja em sucos ou na salada. Isso porque ela relaxa os vasos sanguíneos e depois os dilata, o que ajuda a melhorar o fluxo do sangue.

13. Mamão

O mamão, além de rico em potássio, também possui licopeno, que ajuda a impedir e reparar os danos às células, vitamina C e papaína, uma enzima que auxilia na digestão. A melhor forma de consumi-lo é cru, no café da manhã, acompanhado de aveia ou sementes de linhaça e chia.

14. Chocolate 50% cacau

Estão presentes nesses chocolates compostos chamados flavonoides, que contribuem para a dilatação dos vasos sanguíneos e reduzindo a pressão arterial.

15. Iogurte desnatado

O que difere o iogurte desnatado dos outros produtos lácteos é a grande quantidade de cálcio que ele tem. Além disso, ele tem bem menos gordura, que é uma das responsáveis por aumentar o colesterol, e, consequentemente, elevar a pressão.

16. Carnes brancas

As carnes brancas têm menos gorduras em sua composição. O consumo delas não é ligado ao controle da pressão arterial, mas as proteínas magras são fonte de macronutrientes importantes e ricas em aminoácidos essenciais para o nosso corpo.

17. Castanha do Pará

A castanha do Pará não causa um impacto direto no controle da pressão, mas ajuda a diminuir gorduras saturadas, que são ruins para a saúde cardiovascular no geral.

18. Soja

A soja tem ação vasodilatadora e dificulta a formação de placas dentro das artérias, reduzindo as chances de um entupimento dos vasos, além de possuir usoflavona, um fito-hormônio que relaxa os vasos sanguíneos.

19. Romã

A romã é rica em antioxidantes, capazes de bloquear o estresse oxidativo e, assim, evitar a alteração do diâmetro dos vasos sanguíneos. Porém é preciso ficar atento pois a romã pode reagir negativamente com alguns medicamentos para colesterol e pressão alta.

20. Feijão preto (+ arroz)

O consumo do feijão preto fornece boas quantidades de ferro, fibras, fósforo e cálcio. Quando combinado com o arroz, eles se complementam, pois os aminoácidos (compostos que formam as proteínas) que faltam em um podem ser encontrados no outro.

Depois dessa lista de recomendações de alimentos que ajudam a abaixar a pressão arterial, é importante lembrar das principais contraindicações como o consumo do sal, alimentos industrializados, cigarro, álcool e até açúcar em excesso. É fundamental para o controle da pressão arterial seguir uma dieta saudável pois esse é um forte aliado para manter a pressão controlada.

Para entender mais sobre a pressão alta, confira nosso outro post que fala sobre quando a pressão arterial é considerada alta. Boa leitura!

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