Confira sete alimentos essenciais para controlar a sua pressão
>, Prevenção, Qualidade de Vida>Confira sete alimentos essenciais para controlar a sua pressão

Confira sete alimentos essenciais para controlar a sua pressão

Por |2019-12-19T11:27:23+00:0018/11/2019|Cuidados com a saúde, Prevenção, Qualidade de Vida|1 Comment

A pressão alta, ou hipertensão, é um fator de risco para derrame, doenças cardíacas e outras condições perigosas, mas não mostra sinais de alerta precoce. Por isso, é importante verificar regularmente a pressão arterial. Uma das medidas preventivas para evitá-la é melhorar os hábitos alimentares

Pensando em instruir nossos leitores quanto ao controle da pressão arterial, decidimos preparar este artigo com informações sobre quais alimentos podem ajudar a realizar esse controle. 

Controle a pressão arterial através da alimentação

Você pode tomar medidas preventivas contra a pressão alta, seja exercitando-se regularmente e adicionando alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial em sua dieta.

Se você já foi diagnosticado com hipertensão, siga as instruções do médico sobre medicamentos, mas saiba que melhorar os hábitos alimentares também é essencial para ajudar no funcionamento desses medicamentos. Em alguns casos, quando muito bem feita, esses hábitos podem até reduzir a quantidade desses medicamentos.

Dietas saudáveis para pressão alta concentram-se na redução de sal e no aumento de minerais como cálcio e potássio.

Os vegetarianos e veganos, em particular, tendem a ter pressão sanguínea significativamente mais baixa e probabilidades mínimas de hipertensão se comparado aos não vegetarianos. Isso se deve, em parte, por causa de todos os vegetais e frutas extras (e suas fibras) que comem. São alimentos saudáveis ​​que todos podem desfrutar.

Confiram a seguir quais os alimentos são essenciais para ajudar no controle da pressão:

  1. Alho, com efeito vasodilatador

É um dos alimentos com mais propriedades terapêuticas. Ajuda a purificar o sangue e é antibacteriano e antifúngico.

No caso da hipertensão, atua como vasodilatador dos capilares e artérias.

Não pare de consumir, ao menos 1 por dia, cru ou cozido, em molhos, refogados ou cremes.

  1. Cebola, essencial diariamente

Tem propriedades semelhantes às do alho. Promove a dilatação dos vasos sanguíneos e boa circulação. É essencial incorporá-lo na dieta diária.

Consuma 1 cebola por dia, crua ou cozida. Se consumido cru, faça marinada com vinagre de maçã.

  1. Azeite virgem extra, acompanhamento para legumes e saladas

Sabe-se que o excesso de radicais livres inativa o óxido nítrico, uma substância com efeitos vasodilatadores. O azeite, por ser rico em antioxidantes, como a vitamina E, estimula a ativação do óxido nítrico.

Consuma legumes e saladas com 3-4 colheres de sopa por dia de azeite extra-virgem.

  1. Leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico), 4 ou 5 vezes por semana

São alimentos reguladores em diferentes níveis, pois fornece muita fibra, proteína, vitaminas e minerais. 

Consuma legumes de quatro a cinco vezes por semana na forma de salada, ensopado, cozidos ou em sopas.

  1. Canela para controlar o nível de açúcar no sangue

A canela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. A glicemia alta causa um estado inflamatório que afeta o mau funcionamento do sistema vascular e circulatório.

Todos os dias adicione uma pitada a qualquer prato, como compotas de frutas, panquecas, etc.

  1. Aipo – purificante e diurético

Promove a eliminação de sódio na urina e ajuda a diminuir o volume de sangue nas artérias. Consuma 4 hastes por dia em sucos de frutas, sucos de vegetais, saladas, cremes ou cozidos.

  1. Pêra, rica em potássio

É muito rico em água e é praticamente livre de gordura. Uma das frutas que contém mais potássio (e menos sódio).

Aumentar o consumo desses alimentos em sua dieta é importante para ajudar no controle da pressão, mas isso não significa que deve parar com as medicações, obedeça as orientações de seu médico e faça a medição de sua pressão com freqüência, a utilização de um aparelho de pressão é de grande valia para a realização do controle. 

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de segui-las, o consumo de alimentos saudáveis além de ajudar na sua alimentação, pode ser realizada de maneira econômica e até mesmo parcelada em mercados atacadistas como o Atacadão, basta ter a fatura do Cartão Atacadão Mastercard.

Um comentário

  1. Arthur Batista 23/11/2019 at 01:07 - Reply

    Gostei muito das dicas, mas se você realmente sofre de pressão alta?
    Você se sente como esse “assassino silencioso” pode estar perseguindo você?
    Você foi diagnosticado com pré-hipertensão ou hipertensão?
    Então acesse esse link e aproveite: http://bit.ly/sofredepressaoalta

Deixe seu comentário