Será que é possível abaixar a pressão rapidamente?
>>>Será que é possível abaixar a pressão rapidamente?

Será que é possível abaixar a pressão rapidamente?

Por |2020-01-03T09:20:24+00:0003/01/2020|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|0 comentários

Quando verificamos a pressão arterial e notamos que ela está alta, nossa primeira preocupação é saber o que fazer para abaixar a pressão rapidamente. Existem várias técnicas espalhadas pela internet, mas será que elas realmente funcionam?

Já falamos por aqui que uma ótima maneira de fazer o controle da pressão arterial é praticando exercícios físicos e mantendo uma alimentação saudável, evitando sal, bebidas alcoólicas e cafeinadas, mas esse é um tratamento a longo prazo.

Quem já é hipertenso, deve, em primeiro lugar, tomar o remédio indicado pelo médico, mas em casos emergenciais, existem sim algumas formas de abaixar a pressão rapidamente.

É importante ressaltar que essas técnicas não são indicadas como cura ou tratamento, e sim para ajudar em um momento emergencial para que o paciente possa ser encaminhado em segurança para o pronto socorro mais próximo. Vamos falar sobre elas agora:

Alimentação

Existem alimentos que ajudam a abaixar a pressão arterial, como a melancia e o abacaxi. Como esses são alimentos diuréticos, eles causam efeitos que eliminam fluidos no processo de digestão, reduzindo a carga de trabalho do coração. Isso diminui a pressão arterial, assim como a água que hidrata as veias e as artérias causando os mesmos efeitos.

Outros alimentos que podemos citar são as frutas e vegetais frescos e crus, como tomate, espinafre, aipo e alho, que são ricos em potássio e cálcio, que também exercem um papel fundamental para diminuir a pressão alta.  

Respiração

Exercícios respiratórios podem ajudar a diminuir o estresse e, com isso, abaixar a pressão arterial. A técnica utilizada nesse caso requer que a pessoa mantenha os ombros baixos e faça os exercícios em um ritmo lento. Os passos são:

  1. respirar fundo pela barriga enquanto conta lentamente de um até quatro;
  2. fazer uma pausa, contar de um até dois e soltar a respiração lentamente enquanto conta de um até quatro novamente.
  3. parar por um segundo antes de repetir o exercício, que deve ser feito seis vezes a cada minuto.

Auriculoterapia

Existe uma técnica terapêutica que pode abaixar a pressão arterial em casos emergenciais. A doutora Lirane Suliano, que trabalha com auriculoterapia, ensina uma técnica de sangria, que ajuda a pressão a abaixar em casos de picos muito altos para que dê tempo de o paciente chegar à um pronto socorro para receber os atendimentos necessários. 

Confira no vídeo abaixo:

Bolinhas anti-stress

Uma dica extra é usar bolas anti-stress. Contrair e relaxar os músculos das mãos ao apertar essas bolinhas, melhora a dilatação dos vasos sanguíneos e a capacidade de relaxar. 

O ideal é fazer o exercício por cerca de 15 minutos, pelo menos 3 vezes na semana. Com o tempo, o nível da pressão deve cair, ajudando a melhorar o controle da pressão arterial.

Agora, se você quer saber mais sobre a hipertensão e descobrir se você realmente sabe quando ela é considerada alta, é só conferir esse outro post que fala exatamente sobre isso. Boa leitura!

Deixe seu comentário