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Será que é possível baixar a pressão rapidamente?

Por |2020-07-07T15:24:37-03:0003/01/2020|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|0 Comentários

Quando verificamos a pressão arterial e notamos que ela está alta, nossa primeira preocupação é saber o que fazer para baixar a pressão rapidamente. Existem várias técnicas espalhadas pela internet, mas será que elas realmente funcionam?

Já falamos por aqui que uma ótima maneira de fazer o controle da pressão arterial é praticando exercícios físicos e mantendo uma alimentação saudável, evitando sal, bebidas alcoólicas e cafeinadas, isto é, sempre com tratamentos de médio e longo prazo.

Quem já é hipertenso, deve, em primeiro lugar, tomar o remédio indicado pelo médico, e em casos emergenciais, correr para uma consulta médica assim que possível. Buscar tratamentos milagrosos pode apresentar um grande risco para a sua saúde, pois eles, muitas vezes, fazem com que a pessoa demore para buscar ajuda.

Tenha um medidor de pressão em casa

Alguns sintomas se popularizaram como indícios da pressão alta, como a dor de cabeça ou a dor na nuca, mas a verdade é que a hipertensão é uma doença bastante silenciosa. Ela apresenta esses e outros sintomas em alguns casos, mas a forma mais eficaz de checar a sua pressão é mesmo com um aparelho de pressão arterial.

Existem vários modelos muito simples de usar por qualquer pessoa. Para quem tem hipertensão ou possui pessoas com pressão alta na família, ter um medidor desses é muito importante.

Se você quiser saber mais sobre esses medidores, vamos deixar aqui um texto ótimo que diz qual o melhor aparelho de pressão digital para ter em casa. Espero que ajude! Ter um aparelho desses em um caso de suspeitas de pressão alta pode ser decisivo para tomar a decisão correta.

     

Cuide da sua respiração

Exercícios respiratórios podem ajudar a diminuir o estresse e, com isso, baixar a pressão arterial. A técnica utilizada nesse caso requer que a pessoa mantenha os ombros baixos e faça os exercícios em um ritmo lento. Os passos são:

  1. respirar fundo pela barriga enquanto conta lentamente de um até quatro;
  2. fazer uma pausa, contar de um até dois e soltar a respiração lentamente enquanto conta de um até quatro novamente.
  3. parar por um segundo antes de repetir o exercício, que deve ser feito seis vezes a cada minuto.

O estresse é um grande causador de problemas de hipertensão arterial, no entanto, respirar de maneira controlada por alguns minutos não faz com que o problema desapareça. A primeira recomendação é sempre procurar um médico.

Tenha uma alimentação saudável

Existem alimentos que ajudam a baixar a pressão arterial, como a melancia e o abacaxi. Como esses são alimentos diuréticos, eles causam efeitos que eliminam fluidos no processo de digestão, reduzindo a carga de trabalho do coração. Isso diminui a pressão arterial, assim como a água que hidrata as veias e as artérias causando os mesmos efeitos.

Outros alimentos que podemos citar são as frutas e vegetais frescos e crus, como tomate, espinafre, aipo e alho, que são ricos em potássio e cálcio, que também exercem um papel fundamental para diminuir a pressão alta.  

Bolinhas anti-stress

Uma dica extra é usar bolas anti-stress. Contrair e relaxar os músculos das mãos ao apertar essas bolinhas, melhora a dilatação dos vasos sanguíneos e a capacidade de relaxar. 

O ideal é fazer o exercício por cerca de 15 minutos, pelo menos 3 vezes na semana. Com o tempo, o nível da pressão deve cair, ajudando a melhorar o controle da pressão arterial.

Agora, se você quer saber mais sobre a hipertensão e descobrir se você realmente sabe quando ela é considerada alta, é só conferir esse outro post que fala exatamente sobre isso. Boa leitura!

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