Lesões musculares: como recuperar? Aprenda aqui!
>>>Lesões musculares: como recuperar? Aprenda aqui!

Lesões musculares: como recuperar? Aprenda aqui!

Por |2019-08-29T10:22:25+00:0010/11/2017|Cuidados com a saúde, Prevenção|2 comentários

Muitas pessoas acreditam que as lesões musculares ocorrem exclusivamente em atletas profissionais, mas isso não é verdade. Elas estão relacionadas a uma sobrecarga na musculatura ou a pancadas diretas. Por isso, podem acontecer em treinos, atividades físicas em casa jogos de futebol nos finais de semana ou mesmo durante tarefas rotineiras.

Na maioria das vezes, as lesões na musculatura são provocadas por aquecimento mal realizado. Acidentes, prática equivocada de determinado exercício ou ainda por excesso de atividades físicas, podem provocar dor e inchaço. Contudo, não é preciso entrar em desespero! Esses sintomas podem ser facilmente tratados em casa.

Quer saber como recuperar lesões musculares? Então, continue a leitura e confira algumas dicas que listamos para você!

Consumir carboidratos logo após o exercício recupera lesões musculares?

O primeiro passo para recuperar lesões musculares é consumir carboidratos após a realização da atividade física. Esses nutrientes — na forma de glicogênio — são os responsáveis por fornecer energia para a musculatura. Isso garante uma boa performance durante os treinos e favorecendo a recuperação dos músculos.

As células musculares encontram-se mais permeáveis durante trinta minutos após os exercícios. Por isso, são capazes de captar mais glicose e de forma mais rápida. É sempre recomendado tomar um suco de frutas ou comer uma banana no pós-treino.

Faça uso da crioterapia

A crioterapia, também conhecida como banho de gelo, também auxilia no tratamento de lesões musculares. Consiste na imersão da parte lesionada, de 10 a 20 minutos, em um balde ou uma banheira com gelo. Esse método provoca a vasoconstrição, que reduz a quantidade de sangue no local. Assim, diminui-se o tamanho do edema e evita-se que líquidos se espalhem no músculo.

Se não for possível fazer a imersão no gelo, pode-se utilizar bolsas térmicas no local lesionado. As baixas temperaturas ajudam a reduzir o hematoma, a dor, o inchaço e a inflamação.

Descanse o músculo

Antes de voltar às atividades físicas, é imprescindível que o músculo esteja totalmente recuperado. E como recuperar lesões musculares? Descansando o músculo. Fique de repouso o tempo que for necessário e evite fazer esforço. Para potencializar a recuperação, pode ser interessante o uso de tipoias ou estabilizadores articulares.

Faça massagem

Outra dica de como recuperar lesões musculares é fazer massagens no local lesionado. Esse procedimento promove o esvaziamento dos músculos, desinchando a área e diminuindo as dores. Além disso, a massagem estimula a circulação sanguínea e promove o relaxamento. Ela reduz as fadigas musculares e acelera o processo de restabelecimento da lesão.

Veja também: 4 principais tipos de lesões que existem e como podem ser tratadas

Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem é muito importante para reabilitar a área lesionada. Durante esse período, o organismo economiza energia e, assim, consegue regenerar a musculatura. Uma noite de sono bem dormida também contribui para a liberação de GH, hormônio fundamental para recuperar os músculos.

Por isso,

  1. crie uma rotina deitando-se e levantando-se no mesmo horário;
  2. evite o uso de eletrônicos, atividades estimulantes e alimentos pesados antes de deitar;
  3. tenha um colchão e travesseiros confortáveis;
  4. durma de 6 a 8 horas por noite.
  5. Prepare seu quarto para que você tenha um sono de qualidade.

Com todas essas dicas de como recuperar lesões musculares, ficou mais fácil se cuidar, não é mesmo? Caso seu corpo dê algum sinal de que você esteja com uma lesão, siga as nossas orientações. E caso os sintomas persistam, procure um profissional especializado. Não tratar uma lesão pode agravar o quadro clínico e provocar problemas no futuro.

Gostou do nosso post? Deixe-nos um comentário contando suas dúvidas e experiências!

  1. Andreia 10/11/2017 at 19:38 - Reply

    Eu amei ❣ a dica .

    • Maconequi 08/11/2019 at 11:57 - Reply

      Ficamos satisfeitos por ter gostado do nosso post! 😉

Deixe seu comentário