Fisioterapia do joelho: 5 exercícios para você fazer em casa
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Fisioterapia do joelho: 5 exercícios para você fazer em casa

Por |2019-12-23T10:19:43+00:0024/10/2018|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|2 comentários

As dores no joelho podem acometer pessoas das mais diferentes idades. Para que os problemas não se agravem, é preciso tomar certos cuidados. Um desses cuidados são os exercícios de fisioterapia do joelho, que podem ser feitos até mesmo em casa.

Listamos alguns exercícios para você fazer em casa, de modo a evitar que as dores se agravem. Com a ajuda de algum objeto de apoio (ou não), você poderá realizar essas atividades com maior facilidade. Leia o post e saiba o que fazer!

1. Agachamento

Um dos melhores exercícios de fortalecimento dos joelhos é o agachamento. Para realizá-lo, fique de pé e imagine que sentará em uma cadeira. Seus joelhos devem ser flexionados até formar um ângulo de 90°.


Tenha bastante atenção para que os seus joelhos não ultrapassem o dedão do pé a cada flexão. Isso pode prejudicar suas articulações e criar lesões. Se precisar de um facilitador para ajudá-lo, você pode esticar os braços à frente do corpo ou usar um cabo de vassoura como apoio.

2. Elevação das pernas

Esse exercício deve ser realizado a partir de uma postura em que você está sentado em uma cadeira, com as suas costas bem apoiadas. Consiste basicamente em elevar uma perna esticada, enquanto a outra se mantém dobrada. O movimento de elevação deve ser cumprido lenta e controladamente. Para quem está começando, não é indicado o uso de peso nas pernas.

Faça dez repetições em cada perna; descanse alguns segundos (cerca de 15); e em seguida faça mais dez repetições (em cada perna).

3. Extensão da perna em pé

Para esse exercício, você pode utilizar como apoio uma cadeira ou mesa. Dobre, então, uma das pernas para trás, de maneira que um ângulo de 90° seja formado. Assim como no exercício anterior, esse movimento também precisa ser realizado lentamente e com bastante controle.

O recomendado é fazer 20 repetições em cada perna, com intervalos de alguns segundos a cada dez repetições.

4. Elevação lateral da perna

Outro exercício fundamental para fortalecimento do joelho é a elevação lateral da perna. Deitado de forma lateral no chão, com um dos braços esticados ou com o cotovelo apoiado, levante a perna na direção lateral. Eleve e desça controladamente, sem colocar força e evitando o impulso mecânico. Faça dez repetições em cada perna e comece de novo.

5. Ponte para fisioterapia do joelho

A ponte também é um dos exercícios de fisioterapia do joelho que você pode praticar em casa. Basta deitar de barriga para cima com as pernas dobradas e os pés apoiados no chão. Os braços devem ficar esticados ao longo do seu corpo.

Nessa posição, você elevará a região da pélvis e o tronco do chão. Em seguida, poderá descê-los suave e lentamente. Faça dez repetições, descanse alguns segundos e faça uma nova série de dez repetições.

Tenha em mente que, em casos graves, esses exercícios não devem ser realizados indiscriminadamente. É aconselhável que sejam indicados por um profissional que acompanhe o seu quadro e pesquise com detalhes quais são as suas necessidades e aptidões.

A realização dos exercícios de fisioterapia do joelho de forma periódica auxilia a prevenir e amenizar as dores. Mas caso o problema persista, a ajuda médica não deve ser dispensada.



Gostou de conhecer esses exercícios? Quer saber mais sobre o tema? Saiba aqui como vale a pena fazer fisioterapia em casa!

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  1. Teresinha Fatima Vidal Emerenciano 08/01/2019 at 22:39 - Reply

    Jogo vôlei Master e tenho tido muitas dores nos joelhos. Tenho 66 anos. Gostei dos exercícios aqui mencionados

    • Maconequi 08/11/2019 at 14:04 - Reply

      Oi, Teresinha! Desculpe a demora para respondê-la.
      Ficamos muito felizes em ajudar!
      Abraços!

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